Artrose nos joelhos

Artrose nos joelhos: conheça os sintomas

A artrose nos joelhos é uma condição que afeta a mobilidade, sendo categorizada como um problema crônico e grave nessa articulação do corpo.

Na maior parte dos casos, esse problema é mais recorrente em pessoas acima dos 45 anos. Porém, ele pode ocorrer bem mais cedo, devido à presença de alguns fatores risco, principalmente a obesidade e o estresse frequente da articulação.

Causas da artrose no joelho

Alguns fatores que contribuem para o surgimento da artrose no joelho são:

  • Estar acima do peso ou em condição de obesidade;
  • Ter sofrido trauma direto no joelho, como quedas;
  • O próprio desgaste natural da articulação, que ocorre com o avançar da idade;
  • Doenças inflamatórias, especialmente aquelas ligadas ao uso incorreto da articulação.

Sintomas da artrose no joelho

Os sinais e sintomas que podem indicar a artrose no joelho são vários. Dentre os mais comuns, temos:

  • Inchaço e calor na articulação, especialmente quando está inflamada;
  • Estalos ao movimentar;
  • Rigidez após longos períodos de repouso. Por exemplo, ao se levantar de manhã, a pessoa precisa de algo em torno de 30 minutos para que o joelho funcione normalmente;
  • Dor no joelho após algum tipo de esforço. Ela pode melhorar com o repouso, mas quando o problema está em uma fase avançada, as dores podem até interferir na qualidade do sono;
  • Devido ao crescimento dos ossos ao redor do joelho, a pessoa tem a sensação de que estão maiores;
  • Limitação de determinados movimentos, tais como esticar a perna totalmente ou dobrá-la com facilidade;
  • Maior dificuldade para apoiar a perna no chão;
  • Músculos atrofiados e mais fracos na coxa.

É importante que, na presença desses sinais, o médico seja procurado. Precisamos ter em mente que, com o passar do tempo, a tendência é de que a artrose no joelho piore, provocando sintomas mais graves, como dores fortes e deformidades ósseas.

Tratamento da artrose no joelho

O tratamento para esse problema é feito com o uso de remédios analgésicos, assim como suplementos alimentares, que atuam na manutenção e restauração da articulação, além de anti-inflamatórios.

O paciente precisa passar pela fisioterapia em determinadas situações. Quando a artrose nos joelhos está avançada, pode ser necessário o uso de infiltração com corticoides ou mesmo cirurgia, nos casos mais graves.

Observações

Nas situações envolvendo a artrose nos joelhos, é esperado que ambos os joelhos sejam prejudicados. Entretanto, nem sempre os sintomas percebidos em um serão vistos no outro. Normalmente, isso tem relação com o grau de comprometimento de cada articulação.

Porém, como apontamos anteriormente, com o passar do tempo e sem os cuidados necessários, a tendência é de que o problema piore. Em muitos casos a pessoa negligencia tanto sua situação e só procura ajuda médica quando não consegue andar.

Os tratamentos existentes são seguros, funcionais e práticos. Por isso, não existe nenhum impedimento para que o profissional de saúde não seja procurado logo nos primeiros sinais.

Quer saber mais sobre artrose no joelho? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!

Comentários
Avatar

Posted by Dr. Henrique Rios