cartilagens

Entenda a importância das cartilagens para o seu corpo

Você já parou para pensar na importância das cartilagens para o corpo? A cartilagem, chamada também de tecido cartilaginoso, é uma estrutura  conectiva, elástica e flexível, que integra diversas partes do corpo. Cartilagens são formadas por uma matriz gelatinosa que contém, especialmente, carboidratos e proteínas na composição. Essenciais para o sistema músculo-esquelético, elas cumprem papéis essenciais no trabalho articular.

A cartilagem, apesar de flexível, é um tecido resistente, responsável por cobrir as extremidades ósseas no interior das articulações, contribuindo para a mobilidade livre dos ossos. Sim! Cartilagens são indispensáveis para os movimentos! Além disso, elas têm participação indispensável no amortecimento articular e proteção dos ossos.

Quer entender por que o tecido cartilaginoso é tão relevante? Leia o artigo, conheça as principais funções das cartilagens e descubra os motivos para elas serem tão importantes.

Quais são os tipos de cartilagens?

Antes de aprofundarmos nossa conversa sobre a importância das cartilagens, é preciso falar brevemente sobre os tipos de tecido cartilaginoso existentes no corpo humano. A classificação se dá de acordo com a quantidade de fibras e a textura da cartilagem.

Há basicamente três tipos delas: hialina, fibrosa e elástica. A hialina tem quantidade moderada de fibras de colágeno. Muito resistente e abundante no corpo humano, ela é encontrada nas fossas nasais, traquéia, brônquios, dentre outros locais. A cartilagem fibrosa, por sua vez, tem muitas fibras colágenas e, por isso, suporta altas pressões. Esse tipo de tecido é encontrado principalmente nos discos vertebrais. Já a cartilagem elástica tem pequena quantidade de colágeno, porém, grande quantidade de fibras elásticas, o que garante ampla mobilidade. Ela está presente na epiglote, tuba auditiva, laringe, entre outras partes do corpo.

Quais são as principais funções das cartilagens?

Por serem flexíveis, as cartilagens possuem alta capacidade de adaptação nas conexões ósseas. Essa característica possibilita a redução dos impactos externos e a diminuição dos atritos entre os ossos. As cartilagens também dão forma e sustentação às regiões do corpo, como o nariz e as orelhas.

Em outras palavras, o tecido cartilaginoso realiza atividades muito importantes nas articulações, pois proporcionam ao sistema articular maior equilíbrio, proteção, elasticidade e suporte. Entre outros papéis, as cartilagens revestem as extremidades dos ossos e impedem o contato brusco entre eles, durante a movimentação. Sendo assim, toda e qualquer cartilagem é fundamental para prevenir o desgaste ósseo e garantir a saúde articular de modo geral.

Por que você deve cuidar das cartilagens?

Para manter a saúde articular, previna os desgastes do tecido cartilaginoso. Quando essas estruturas se desgastam, os ossos perdem parte de sua proteção. Sendo assim, os atritos acontecem com mais facilidade e a estrutura óssea começa a deteriorar. Isso provoca sintomas desagradáveis, como dores articulares, inchaço, deformidades e rigidez nas articulações. O paciente também pode ter dificuldades para se movimentar.

O que fazer para evitar o desgaste das cartilagens?

Para manter as cartilagens funcionando perfeitamente, é necessário adotar cuidados no dia a dia, como evitar sobrecargas e impactos excessivos durante os exercícios, controlar o peso corporal, fazer o consumo adequado de proteínas e de alimentos ricos em vitamina A e C, além de adotar o ômega 3 ao cardápio.

Quer saber mais sobre cartilagens? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!

Comentários

Posted by Dr. Henrique Rios