fraturas acetabulares

Fraturas acetabulares: sintomas e causas

As fraturas acetabulares, em sua grande maioria, são graves e exigem cuidados e tratamentos específicos, que devem ser realizados por profissionais com expertise. Apesar de ter um nome incomum, essas fraturas são muito recorrentes, principalmente em vítimas de acidentes de motocicleta ou de automóveis.

Para que você entenda mais sobre o assunto, o texto vai discorrer sobre as principais questões que envolvem essas fraturas complexas, os sintomas e as causas mais comuns. 

O que é o acetábulo

No corpo humano, temos a região da pelve, que é formada por três grandes ossos, dois ossos inominados e o osso sacro. Nos ossos inominados está o acetábulo, que possui o formato de um “y” invertido e é a superfície articular da bacia. A cartilagem acetabular é um tipo de tecido nobre que não se regenera e tem como função o suporte do peso corpóreo e a movimentação.

O que é uma fratura acetabular?

É um tipo de fratura complexa, pois ocorre em uma região que possui a anatomia em 3D. Uma das principais razões para a gravidade desse problema está na situação que ocasionou essa fratura.

Os casos de maior recorrência das fraturas acetabulares são originados em traumas de alto impacto, como acidentes de motocicleta, de automóveis ou quedas de grandes alturas. Normalmente, esses eventos acarretam em lesões de outros órgãos e podem oferecer risco à vida do paciente.

Quando ocorrem essas fraturas, há um impacto da cabeça femoral no acetábulo. Essas fraturas variam de acordo com o sentido da força aplicada no momento do trauma e a posição em que o quadril estava quando houve a aplicação da força. Dependendo dessas variações, a fratura acetabular terá uma característica diferente.

Quais são as causas?

Como citado anteriormente, a origem das fraturas, frequentemente, estão associadas a traumas de alto impacto. Porém, esse problema também pode acometer aos idosos em razão da qualidade óssea deficiente.

Para idosos, basta uma queda simples para produzir uma fratura no acetábulo. Contudo, é importante destacar que a grande maioria dos casos envolvem pacientes jovens, pois são os que estão mais propensos aos acidentes de motocicleta ou de automóveis.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é a dor no quadril, pois é a região que sofre o maior impacto e onde o acetábulo está localizado. Os outros sintomas são dor ao caminhar, ao movimentar-se, a presença de edemas e hematomas expressivos.

Como essas fraturas, normalmente, ocorrem em função de um acidente, é possível que haja outras lesões espalhadas pelo corpo, especialmente no crânio, tórax e abdome.

Essas são as principais informações sobre as fraturas acetabulares. Agora, você já conhece quais são as causas, os sintomas e como elas ocorrem. Caso tenha mais dúvidas ou identificou algumas características mencionadas, procure um ortopedista para ser avaliado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!

Comentários

Posted by Dr. Henrique Rios