Hérnia de disco na gravidez

Quem tem hérnia de disco pode engravidar?

Entre as vértebras da coluna existe um núcleo gelatinoso, que tem o objetivo de amortecer os impactos de movimentos nessas estruturas. Quando esse núcleo gelatinoso se move e perde seu formato ovalado, dá origem à hérnia de disco. O seu deslocamento faz com que os nervos se comprimam, gerando dor para o indivíduo. 

No Brasil, cerca de dois milhões de pessoas possuem hérnia de disco. Esse tipo de hérnia pode atingir qualquer área da coluna vertebral:  pescoço, meio das costas e lombar. 

A hérnia de disco na gravidez, assim como outros problemas de coluna, são comuns nessa fase da mulher.

Elas surgem devido às alterações que o corpo feminino passa durante a gestação: mudança do centro gravitacional; aumento de peso; crescimento da barriga; lordose lombar. 

Por ser um problema que provoca dor e, em muitos casos, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária. Por isso, algumas mulheres possuem a dúvida: quem tem hérnia de disco pode engravidar? 

Quais são os tipos de hérnia de disco?

A hérnia, quando atinge a coluna vertebral, possui três tipos. Eles são caracterizados de acordo com sua gravidade. Portanto, a hérnia de disco pode ser: 

  • Protusa: é o estágio em que o disco perde sua forma oval, mas permanece íntegro;
  • Extrusa: aqui, o núcleo do disco perde por completo o seu formato ovalado e assume o aspecto de uma gota, ficando estreito em uma das extremidades e maior na outra extremidade.
  • Sequestrada: neste caso, o núcleo se move completamente do local, chegando a se separar do disco. Há casos em que o disco vertebral se divide em partes.

Sintomas da hérnia de disco

Os sintomas da hérnia irão variar de acordo com o local em que ela se desenvolveu. Portanto, as dores podem ter origem nas seguintes regiões.

Cervical

Como a hérnia, neste caso, atinge a região do pescoço, a compressão do nervo vai proporcionar sintomas, como:

  • dor irradiante para os ombros e/ou braços;
  • dificuldade de movimentar e rigidez na nuca ombros e escápula;
  • fraqueza e dificuldade de movimentar os braços;
  • formigamento nos braços.

Torácica

  • dor intensa nas costas;
  • dor que irradia para baixo: segue para as nádegas, pernas e pés;
  • fraqueza nas pernas;
  • dificuldade de andar.

Lombar

  • dor anal, no quadril e no púbis;
  • dor que irradia para as costelas;
  • dificuldade ou dor ao andar e fazer movimentos que dependem do tórax.

Tenho hérnia de disco posso engravidar?

A resposta é sim! No entanto, quem já possui algum problema relacionado à hérnia de disco, deve se preparar antes da gravidez. Para isso, é necessário que a mulher fortaleça a musculatura da lombar.

Antes da gestação, ela deve realizar exercícios e deixar tanto a coluna quanto o restante do corpo preparados, para que as mudanças proporcionadas pela gestação não gerem um impacto negativo na coluna. 

Como a dor é um dos principais sintomas da hérnia e, na gravidez, não é recomendado o uso de medicamentos, a mulher deve continuar com os exercícios fisioterapêuticos para o tratamento da dor. O uso de remédios só é possível quando há indicação médica. 

A hérnia de disco na gravidez pode ser tratada. Além disso, a hérnia não impede a mulher de engravidar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!

Comentários
Avatar

Posted by Dr. Henrique Rios