hérnia de disco na gravidez

Como aliviar as dores da hérnia de disco na gravidez

A hérnia de disco acontece quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral se move para algum lado da coluna, perdendo seu formato ovalado. Como esse núcleo gelatinoso tem a função de amortecer as vértebras, protegendo-as dos impactos do movimento e dando-as mobilidade, seu deslocamento faz com que os nervos se comprimam, por isso, a origem da dor. 

A hérnia pode ser cervical, quando atinge a região do pescoço; torácica, quando afeta o meio das costas; lombar, quando está localizada na região mais baixa das costas. Além disso, ela é caracterizada conforme sua gravidade. Portanto, a hérnia pode ser:

  • Protusa: é o estágio em que o disco perde sua forma oval, mas permanece íntegro.
  • Extrusa: aqui, o núcleo do disco perde por completo o seu formato ovalado e assume o aspecto de uma gota, ficando estreito em uma das extremidades e maior na outra extremidade.
  • Sequestrada: neste caso, o núcleo se move completamente do local, chegando a se separar do disco. Há casos em que o disco vertebral se divide em partes.

A hérnia de disco na gravidez pode provocar muitas dores e incômodos na mulher. Descubra neste artigo como aliviar os sintomas.

O que pode provocar a hérnia de disco durante a gravidez?

Na gravidez, a hérnia de disco pode ser desencadeada por uma série de fatores. Dentre eles, estão:

  • ganho de peso durante o período gestacional;
  • falta de tonificação da musculatura;
  • alteração que ocorre na coluna cervical, assim como do centro gravitacional da mulher.

Além disso, é importante lembrar que algumas pessoas possuem predisposição genética para o surgimento de hérnia. 

Como aliviar as dores da hérnia na gravidez?

A dor provocada pela hérnia de disco é agravada em casos de gravidez. Isso acontece devido à própria condição em que a mulher se encontra. Por exemplo, o peso aumentado faz com que as articulações fiquem ainda mais sobrecarregadas; a falta de atividade física faz com que a musculatura não tenha a tonicidade necessária para suportar mais a dor.

Soma-se a isso, a proibição de uso de medicamentos para o alívio dos sintomas. Além disso, a lordose provocada pela gravidez também contribui para que a grávida sinta ainda mais dores. 

Portanto, ao sentir incômodos provocados pela hérnia, a mulher deve procurar alternativas de tratamento. Veja algumas opções, a seguir.

Tratamento para a hérnia de disco na gravidez

Fisioterapia

A fisioterapia possui alguns recursos para aliviar as dores provocadas pela hérnia. Dentre eles, está o uso de faixas adesivas, que ajudam a segurar a barriga. Além disso, alguns tipos de alongamentos são capazes de aliviar a dor, uma vez que eles ajudam a descomprimir a coluna. 

Repouso

Outra maneira de aliviar a dor é por meio do repouso. Para isso, a gestante deve deitar-se de lado e colocar um travesseiro entre as pernas.

Pilates

O Pilates pré-natal auxilia na tonicidade muscular. Com os músculos mais fortes, a coluna sofre menos com os impactos provocados pela gravidez.

Atividades na água

Natação e hidroginástica também auxiliam na fortificação da musculatura. Como dentro da água o impacto na articulação é muito baixo, atividades aquáticas são muito indicadas na gravidez. 

É importante lembrar que todas as atividades devem ser recomendadas por um médico especialista e acompanhadas por profissionais. A opção cirúrgica é levada em consideração apenas em casos muito graves e quando o tratamento convencional para a hérnia de disco na gravidez não surtiu efeito. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!

Comentários
Avatar

Posted by Dr. Henrique Rios