Hérnia de disco na gravidez

Hérnia de disco na gravidez: por que ocorre e como tratar?

A gravidez é um momento delicado na vida da mulher. O organismo passa por uma série de mudanças para gerar um bebê e, com isso, o corpo sofre diversas consequências. Dentre elas, estão os problemas nas costas, que, com o crescimento da barriga, aumento de peso e aumento da lordose da lombar tende a ficar prejudicada.

Sendo assim, a hérnia de disco é uma das complicações que podem surgir nas costas durante a gravidez. Ela pode ser muito dolorida, já que é agravada pelo peso da barriga da gestante.

A hérnia de disco acontece quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral se move para algum lado da coluna, perdendo seu formato ovalado. Como esse núcleo gelatinoso tem a função de amortecer as vértebras, protegendo-as dos impactos do movimento e dando-as mobilidade, seu deslocamento faz com que os nervos se comprimam.  

A hérnia pode ser cervical, quando atinge a região do pescoço; torácica, quando afeta o meio das costas e lombar, quando está localizada na região mais baixa das costas. 

Tipos de hérnia de disco

A hérnia de disco possui três tipos:

Protusa

É o estágio em que o disco perde sua forma oval, mas permanece íntegro.

Extrusa

Aqui, o núcleo do disco perde por completo o seu formato ovalado e assume o aspecto de uma gota, ficando estreito em uma das extremidades e maior na outra extremidade.

Sequestrada

Neste caso, o núcleo se move completamente do local, chegando a se separar do disco. Há casos em que o disco vertebral se divide em partes.

Quais são as causas da hérnia de disco na gravidez?

Na gravidez, é comum que a mulher tenha alterações na coluna, principalmente na lombar. Neste caso, a hérnia surge devido às próprias características da gestação, como aumento de peso, inchaço e sobrecarregamento da coluna. Essa região é prejudicada pela mudança do centro de gravidade do corpo da mulher.

Sintomas da hérnia de disco

A gestante que possui hérnia de disco pode ter sintomas mais intensos, devido à gravidez. Portanto, ela pode ter:

  • dor intensa nas costas, que pode irradiar para o bumbum ou pernas;
  • dormência, formigamento e fisgadas nas costas, virilha, perna e bumbum.

Tratamento da hérnia de disco na gravidez

O tratamento de hérnia de disco em mulheres grávidas deve ser realizado com o objetivo de atenuar a dor.  Como primeira opção, a mulher deve fazer compressas e repousar. Medicamentos devem ser tomados apenas com liberação médica, quando a dor não cessar. 

Além disso, é recomendável que a gestante faça fisioterapia para auxiliar no combate à dor. Faixas adesivas e repouso com apoio de um travesseiro nas pernas também podem ser utilizados. Existem outros tipos de tratamentos, como a osteopatia e a acupuntura. 

Quando as dores cessarem, é importante que a gestante pratique atividades, como o pilates, com o objetivo de fortalecer a musculatura das costas e evitar, dessa maneira, uma nova crise.

A cirurgia é indicada apenas em casos em que a fisioterapia e os medicamentos não surtiram o efeito e a mulher sofre com as dores provocadas pela hérnia de disco na gravidez.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!

Comentários
Avatar

Posted by Dr. Henrique Rios