O joelho é uma das principais articulações do corpo humano. Ele trabalha a todo instante, da momento em que nos levantamos da cama, até as horas de maior intensidade, na academia ou na pista de corrida. Considerando sua importância, e que a dor no joelho pode representar um sério problema para a locomoção, todo cuidado é pouco. Vejamos estes cinco hábitos preventivos para manter esta articulação saudável e forte.
Como prevenir a dor no joelho?
1# Use o calçado certo
É importante que a escolha do calçado considere questões para além da estética e preferências de marca. A escolha correta do calçado deve respeitar o tamanho adequado, conforto, além da capacidade de suportar os impactos da caminhada. Isso ajudará a aliviar a sobrecarga na articulação do joelho e manter o alinhamento das pernas, reduzindo as chances de lesão.
Mulheres, este adendo vai para vocês: não tem problema usar salto alto, o “x” da questão é a periodicidade com que se tira esse calçado do armário. Se usar todo dia, e durante todo o expediente, podem haver grandes complicações. Não existe joelho que suporte uma rotina assim.
2# Controle o peso ideal
Manter o peso de acordo com o IMC preconizado como normal é extremamente importante para a saúde dos joelhos. O motivo é um pouco lógico: quanto mais peso, mais danos aos membros inferiores. O joelho carrega cerca de duas a quatro vezes o nosso peso, a cada passo dado. Em caso de corrida, o impacto aumenta consideravelmente.
Outra razão para ficar em dia com a balança (não tem nada a ver com estética), é que o excesso de peso libera substâncias químicas que atacam as articulações, bagunçando toda sua estrutura e funcionamento.
3# Faça alongamentos
A prática de alongamentos não poderia faltar nesta lista de hábitos preventivos. São os exercícios que auxiliam diretamente para o alívio da pressão sobre cada um dos joelhos e a rótula, que é o osso que protege esta articulação.
Como bônus, os alongamentos – que podem ser, por exemplo, a elevação da perna reta – contribuem para o fortalecimento muscular da região, o que proporciona mais estabilidade na articulação.
4# Fique atento à postura
Pode parecer que não, mas manter a postura correta ao andar e ao se sentar evita as dores no joelho. Isso fortalece os músculos do abdômen e facilita o trabalho das articulações inferiores.
5# Faça atividades físicas regulares
É preciso reiterar a necessidade de fazer atividade física regularmente. O corpo humano enferruja (literalmente) quando fica muito tempo parado. Mexer o esqueleto pelo menos três vezes por semana, sob orientação profissional, fortalecerá a estrutura óssea e muscular.
Mas, calma! Se você está há muito tempo parado, comece com calma. Comece pela caminhada, chegando à corrida, avançando para exercícios de força, treinando a resistência, fortalecendo a capacidade cardiorrespiratória e, por aí vai. Esta recomendação deve ser acompanhada pelo seu médico e por um preparador físico, sempre respeitando os limites do seu corpo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.