A principal dica para o bem-estar físico e mental é a prática de atividade física. Além de melhorar o funcionamento do organismo, a endorfina liberada quando o corpo se movimenta pode beneficiar, inclusive, o tratamento de depressão.
Muitas pessoas, porém, sofrem lesão na cartilagem após iniciarem a prática de caminhada ou corrida. Entenda o motivo de isso acontecer.
Como funciona a cartilagem
A cartilagem tem a função de amortecer o atrito entre os ossos. É exatamente ali que ela está localizada. Parece uma borracha, contém água e apresenta-se em um tecido bem forte, o que torna possível que o corpo suporte grandes níveis de carga. Havendo abuso, entretanto, aparece a lesão.
Existe, ainda, um fator que poucos consideram. Se a cartilagem não for usada, também pode ficar prejudicada, uma vez que sua estimulação a mantém lubrificada e ativa.
O que acontece
Quando uma pessoa muito ativa corre ou prática algum tipo de exercício com certo desalinhamento dos ossos, pode ocorrer sobrecarga nas cartilagens. Outro fator muito importante é o tempo de descanso entre os exercícios físicos. Após uma corrida, por exemplo, as cartilagens do joelho e tornozelo podem ficar desidratadas e ter sua espessura reduzida.
É indispensável que o corredor se alimente bem e descanse no tempo que seu corpo exigir. O tempo não é o mesmo para todos. É fundamental conhecer os limites do próprio organismo e oferecer a ele o período de recuperação necessário.
Tempo de prática de exercícios e lesões
Muitas pessoas acreditam que, pelo fato de não conseguirem descansar adequadamente após a corrida e por praticarem essa atividade por muitos anos, invariavelmente terão lesões na cartilagem. É importante saber que o problema não ocorre por um fator isolado. Assim como praticamente qualquer parte do corpo humano, as cartilagens são impactadas diretamente pela alimentação, pelo estresse e pela carga genética que o indivíduo carrega.
Os corredores podem sofrer lesões na cartilagem devido à sobrecarga exercida, porém outros fatores contribuem para isso. Não é correto afirmar que a continuidade de movimentos é a única causa de lesão. A saúde deve ser cuidada de modo integral.
Um cuidado que passa pela mesa
Se você é corredor ou está se preparando para ser um, além de todos os cuidados ortopédicos, valorize a alimentação. Uma dieta adequada permite reforçar e regenerar a cartilagem, e evitar lesões maneira natural. É imprescindível ingerir alimentos com vitaminas A, C e D, cálcio, lisina, fósforo, flúor, magnésio e proteínas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.