A dor no tornozelo pode ser qualquer tipo de desconforto em um ou ambos os tornozelos. A principal causa do sintoma são as torções, também conhecida como entorses – lesões muito recorrentes.
Geralmente, esse problema tem origem no estiramento ou no rompimento por completo dos ligamentos. De acordo com a situação, podemos classificar a lesão como leve, moderada ou grave.
Quando a dor no tornozelo surge devido a uma entorse, colocar gelo no local da lesão pode ajudar. Porém, é muito importante procurar um médico para uma avaliação mais detalhada.
Afinal, apenas um profissional é capacitado para analisar a gravidade da situação, assim como o melhor tratamento para o problema.
A seguir, listamos algumas dicas poderão minimizar as dores no tornozelo. Continue a leitura e saiba como se cuidar!
Como reduzir a dor no tornozelo?
1. Cuidar dos calçados
Seja no dia a dia, ou na prática de alguma atividade física, é preciso ficar atento ao tipo de calçado utilizado. Quando usamos o modelo adequado, os arcos plantares têm um melhor suporte e, além disso, o nível de amortecimento de impacto entre os pés e o chão é maior.
Por exemplo, ao fazer uma caminhada de chinelos para se exercitar é bem provável haver dores nos pés e maior nível de estresse nos tornozelos. Com o tempo, esse hábito irá provocar dores crônicas e desconforto.
2. Trocar de calçado
O uso cotidiano dos mesmos calçados pode trazer impactos negativos para os tornozelos. O motivo é simples: com o passar do tempo, o suporte dado pelo calçado tende a diminuir e, com isso, os tornozelos ficam mais vulneráveis, pois os pés estão recebendo menos apoio.
Para evitar que tanto os pés sejam prejudicados e os calçados fiquem “viciados”, a dica é alternar e tentar usar estilos diferentes, sempre observando o tipo indicado para a situação. Fazer isso vai ajudar a diminuir a tenção nos pés e proteger os tornozelos.
3. Não carregar peso excessivo
Muitas lesões nos tornozelos surgem devido à rotina inadequada. Por exemplo, em determinadas atividades, pode haver necessidade de carregar cargas excessivas. O maior problema disso é a pressão exercida nos tornozelos, a vulnerabilidade para torções e até mesmo o surgimento de inflamações nos pés.
Claro que nem sempre podemos evitar, especialmente se for uma atividade profissional. Nesse caso, a dica é cuidar do relaxamento do tornozelo, além de usar calçados que deem um maior nível de firmeza e proteção aos pés.
4. Perder peso
A cada dia, o excesso de peso tem se tornado um problema presente na vida de mais pessoas. Além dos prejuízos à saúde, causados pela condição, os pés também sofrem muito. Afinal, são eles os responsáveis por suportar todo o corpo.
Trabalhar a redução de peso ajuda não apenas a diminuir a dor no tornozelo, como também evita que demais articulações sejam prejudicadas e que problemas cardiovasculares surjam.
Extra: Essa dica adicional é voltada para pessoas que curtem praticar esportes e atividades físicas. Escolher bem o calçado é fundamental aqui e, além disso, é preciso ter uma atenção adicional com o fortalecimento e proteção dos pés. Há uma série de atividades que ajudam a relaxar e estabilizar essa região, protegendo os tornozelos.
Por isso, converse com seu médico e com o educador físico sobre o que pode fazer para dar mais segurança aos pés e evitar dor no tornozelo nas rotinas de treino.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!