Dificilmente, vamos encontrar alguém que nunca tenha sentido dor no tornozelo em algum período da vida. Esse desconforto é algo muito comum, que pode acontecer tanto em crianças quanto em adultos.
As causas por trás desse problema são muito variadas e podem apresentar diversos níveis de intensidade e gravidade.
Além disso, temos que ter em mente que a articulação do tornozelo é fundamental para garantir a sustentação e o equilíbrio do corpo ao caminhar. Sendo assim, mesmo que seja uma dor leve ou que costuma desaparecer e voltar, o médico especialista deve ser procurado. O objetivo disso é evitar que algo pequeno e simples possa se tornar em uma condição grave amanhã.
A seguir, vamos entender um pouco melhor sobre quando procurar um especialista e a importância disso. Acompanhe!
Quando procurar um médico, devido à dor no tornozelo?
Ficar atento aos sintomas é a melhor maneira de saber que existe um problema que precisa ser considerado com mais atenção. Ignorar os sinais e não procurar tratamento adequado pode deixar tudo mais complicado. Alguns desses sintomas são:
- Ter atrite no tornozelo ou pé;
- Dor frequente na sola dos pés;
- Deformidades na região do tornozelo ou do pé;
- Dor ou desconforto persistente por mais de 72 horas e que tende a aumentar quando a pessoa fica de pé ou caminha.
Hoje, devido à grande variedade de exames e de recursos existentes, é possível realizar diagnósticos cada vez mais detalhados e precisos.
Além disso, as próprias técnicas cirúrgicas para a correção dos problemas evoluíram com o tempo. Com isso, os tratamentos são mais eficientes e a recuperação é mais rápida e segura. Outro ponto a ser observado é que os procedimentos cirúrgicos estão cada vez menos invasivos, o que garante mais conforto e menos riscos.
Cuidados com a dor no tornozelo
Quem sofre com algum problema nos tornozelos também pode tomar algumas ações em casa, para minimizar o desconforto e ajudar na recuperação. Confira algumas dicas:
Repouso
Se o pé está lesionado, o repouso é muito importante, especialmente nas primeiras 48 horas. Isso evita que o problema evolua.
Frio
A área afetada, caso seja uma lesão, deve ser resfriada. É importante lembrar que o gelo não deve estar em contato direto com a pele, pois pode provocar congelamento e mais dor.
Colocar um pano entre a pele e o gelo ajuda a resolver esse ponto. O ideal, é que a aplicação de gelo seja feita por 20 minutos a cada hora, mas nunca mais que 3 horas consecutivas.
Posição dos pés
O pé, cujo tornozelo está incomodando, precisa ficar em uma posição acima do nível do coração. Para isso, podemos usar travesseiros para apoiar e levantar. No caso de a pessoa estar sentada, ela pode trabalhar esse ponto mantendo a perna elevada em uma cadeira ou mesa pequena.
Compressas
É importante fazer compressas para diminuir o inchaço e até ajudar na diminuição da dor. Porém, elas não devem ser muito fortes para não correr o risco de prejudicar a circulação sanguínea.
Por fim, ao surgir qualquer sinal de dor no tornozelo que esteja persistindo por mais de 3 ou 5 dias, sempre procure por ajuda profissional!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!