Entre as vértebras da coluna existe um núcleo gelatinoso, que tem o objetivo de amortecer os impactos de movimentos nessas estruturas. Quando esse núcleo gelatinoso se move e perde seu formato ovalado, dá origem à hérnia de disco. O seu deslocamento faz com que os nervos se comprimam, gerando dor para o indivíduo.
No Brasil, cerca de dois milhões de pessoas possuem hérnia de disco. Esse tipo de hérnia pode atingir qualquer área da coluna vertebral: pescoço, meio das costas e lombar.
A hérnia de disco na gravidez, assim como outros problemas de coluna, são comuns nessa fase da mulher.
Elas surgem devido às alterações que o corpo feminino passa durante a gestação: mudança do centro gravitacional; aumento de peso; crescimento da barriga; lordose lombar.
Por ser um problema que provoca dor e, em muitos casos, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária. Por isso, algumas mulheres possuem a dúvida: quem tem hérnia de disco pode engravidar?
Quais são os tipos de hérnia de disco?
A hérnia, quando atinge a coluna vertebral, possui três tipos. Eles são caracterizados de acordo com sua gravidade. Portanto, a hérnia de disco pode ser:
- Protusa: é o estágio em que o disco perde sua forma oval, mas permanece íntegro;
- Extrusa: aqui, o núcleo do disco perde por completo o seu formato ovalado e assume o aspecto de uma gota, ficando estreito em uma das extremidades e maior na outra extremidade.
- Sequestrada: neste caso, o núcleo se move completamente do local, chegando a se separar do disco. Há casos em que o disco vertebral se divide em partes.
Sintomas da hérnia de disco
Os sintomas da hérnia irão variar de acordo com o local em que ela se desenvolveu. Portanto, as dores podem ter origem nas seguintes regiões.
Cervical
Como a hérnia, neste caso, atinge a região do pescoço, a compressão do nervo vai proporcionar sintomas, como:
- dor irradiante para os ombros e/ou braços;
- dificuldade de movimentar e rigidez na nuca ombros e escápula;
- fraqueza e dificuldade de movimentar os braços;
- formigamento nos braços.
Torácica
- dor intensa nas costas;
- dor que irradia para baixo: segue para as nádegas, pernas e pés;
- fraqueza nas pernas;
- dificuldade de andar.
Lombar
- dor anal, no quadril e no púbis;
- dor que irradia para as costelas;
- dificuldade ou dor ao andar e fazer movimentos que dependem do tórax.
Tenho hérnia de disco posso engravidar?
A resposta é sim! No entanto, quem já possui algum problema relacionado à hérnia de disco, deve se preparar antes da gravidez. Para isso, é necessário que a mulher fortaleça a musculatura da lombar.
Antes da gestação, ela deve realizar exercícios e deixar tanto a coluna quanto o restante do corpo preparados, para que as mudanças proporcionadas pela gestação não gerem um impacto negativo na coluna.
Como a dor é um dos principais sintomas da hérnia e, na gravidez, não é recomendado o uso de medicamentos, a mulher deve continuar com os exercícios fisioterapêuticos para o tratamento da dor. O uso de remédios só é possível quando há indicação médica.
A hérnia de disco na gravidez pode ser tratada. Além disso, a hérnia não impede a mulher de engravidar.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!