A ortopedia é o ramo da medicina que cuida do sistema locomotor e da coluna vertebral. Trata-se de uma das 53 especialidades médicas regulamentadas no Brasil. Cabe a este profissional, o ortopedista, definir os meios de prevenção, o diagnóstico e o tratamento mais adequado aos ossos, aos ligamentos do corpo e aos músculos, quanto às disfunções e lesões sofridas em atividades físicas ou rotineiras.

Vale destacar que este profissional é habilitado a atender pessoas de várias idades, desde crianças à idosos. Antes de se especializar nesta área, ele certamente irá se formar como um Clínico Geral – que é a especialidade de quase todos os médicos recém-formados, passando pelos 6 anos de graduação e mais dois de residência.

Ortopedia no Brasil

O Brasil conta atualmente com pouco mais de 13 mil profissionais da área médica da Ortopedia. Eles podem atuar em uma gama variada de localizações que abrange clínicas particulares, consultório próprio, sistemas públicos de saúde e associações esportivas ou clubes.

É interessante destacar que os ortopedistas respondem por 4% do corpo médico de especialidades existentes e atuantes no Brasil. Muitos deles, inclusive, acumulam mais de uma especialização. Muitos atuam ainda como especialistas em Medicina do trabalho, cirurgia de mão e cirurgia geral, que são as áreas mais comuns no Brasil

Atribuições do profissional

São atividades pertencentes ao dia a dia do ortopedista:

Quanto aos padrões de salário, este profissional pode desempenhar a função em vários lugares, o que lhe garante uma renda mais confortável em diversos plantões em instituições ou por conta própria. Embora o piso salarial indique um valor de remuneração proveniente de uma única fonte, este valor poderá ser ampliado em outras atividades.

Segundo sites de busca de empregos, a Ortopedia é considerada a terceira área médica que melhor paga os médicos no Brasil. Para seguir carreira, é necessário ter concluído a faculdade em curso de medicina. Ao se formar, é preciso ainda levar o diploma ao Conselho Regional de Medicina Estadual para obter o registro profissional.

Depois da graduação em Medicina, é possível ainda cursar uma especialização em Ortopedia, mas antes, o aluno deverá passar por uma residência supervisionada em Ortopedia e Traumatologia.  

Ortopedia e Traumatologia: qual a diferença?

Esta é de fato uma das dúvidas mais frequentes quando o assunto é Ortopedia! Na verdade, Ortopedia e Traumatologia são duas especialidades médicas diferentes, mas a formação em ambas se dá de forma simultânea nos cursos de Medicina do Brasil.  Portanto, se um profissional se especializa como ortopedista, também será um traumatologista com a conclusão de seus estudos. No entanto, isso não impede que o profissional opte por se dedicar mais a uma das áreas durante a sua trajetória profissional!

Sobre a diferença entre as duas frentes, pode-se dizer que a ortopedia é um setor focado na correção de deformidades, restabelecimento de funções e alívio da dor derivada de problemas nos tecidos músculo-esqueléticos. A traumatologia, por sua vez, é o segmento responsável por estudar as lesões causadas por agentes externos, ocorridas em qualquer órgão ou tecido do corpo humano – o traumatologista entra em cena no caso específico das lesões que atingiram os tecidos músculo-esqueléticos.

E então, o que achou das informações? Gostou de saber mais sobre minha área de atuação? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!