O menisco é uma estrutura fibrocartilaginosa, que fica na parte interna do joelho. Cada joelho possui dois meniscos: o menisco medial, na parte interna do joelho, e o menisco lateral, no lado externo do joelho. A função do menisco é proteger os joelhos contra atritos internos e contra impactos, como pancadas. O menisco amortece a carga e, com isso, protege a cartilagem do joelho, evitando o desgaste precoce dessas estruturas.

Quando ocorre a lesão meniscal, a cartilagem do joelho fica desprotegida, favorecendo o desenvolvimento precoce da artrose. A lesão no menisco gera dor em movimentos cotidianos, como caminhar, ficar em pé, subir e descer escadas. O problema é tratado com cirurgia, quando já houver acontecido o rompimento do menisco, ou somente a fisioterapia, se a lesão não for grave.

Causas da lesão no menisco

A lesão no menisco é muito comum em pessoas que praticam esportes, amadores ou profissionais, como os jogadores de futebol, futsal, vôlei, basquete e tênis. No entanto, o problema pode surgir após um acidente, queda ou pancada forte no joelho. Outros fatores que podem lesionar o menisco são: agachamentos fundos, levantamento de peso com as pernas, movimentar o corpo com força sobre a perna, excesso de peso, entre outros.

O processo de envelhecimento também enfraquece o menisco. A lesão lateral do menisco é mais comum em atletas, enquanto que a lesão medial pode ocorrer em consequência de esforços repetitivos.

Sintomas e diagnóstico da lesão meniscal

A dor é o sintoma mais evidente da lesão no menisco. Com o passar do tempo, a dor pode se tornar mais intensa, dificultando o simples caminhar. Em alguns casos, a região do joelho fica inchada. O joelho também pode travar devido ao deslocamento do menisco.
A movimentação do menisco de um lado para outro, além de travar o joelho, emite estalos.

Para diagnosticar o problema é necessário fazer a radiografia do joelho. Caso o raio-X não seja suficiente, o médico pode solicitar outros tipos de exames como a ressonância magnética.

Tratamento para a lesão no menisco

A cirurgia artroscópica é indicada para lesões mais graves, principalmente quando ocorre o rompimento do menisco. Para a lesão degenerativa, a fisioterapia, medicação anti-inflamatória e aplicação de compressa de gelo são suficientes para recuperar a funcionalidade do menisco em 70% dos casos. Mas tudo isso somente o médico ortopedista poderá avaliar e concluir qual o tratamento mais adequado.

Alguns pacientes levam dois meses para recuperar o movimento dos joelhos, sem sentir dores. Outros precisam de um tratamento mais longo, cerca de seis meses fazendo sessões de fisioterapia. O médico também poderá prescrever medicamentos para aliviar a dor, como anti-inflamatórios ou analgésicos.

A alimentação do paciente deverá ser rica em proteínas (desde que não haja restrição proteica devido a outros problemas de saúde), beber muita água, evitar açúcar, gordura saturada e sal. É importante manter o peso ideal para não sobrecarregar os joelhos e, assim, comprometer novamente os meniscos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luis.