A osteoporose é uma doença que torna os ossos mais frágeis e quebradiços do que o normal, e que atinge cerca de 2 milhões de pessoas anualmente só no Brasil. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é muito comum em idosos. Ainda assim, a perda da massa óssea já começa aos 25 anos, geralmente despercebida, mas ainda reversível antes que se torne um quadro grave. Portanto, há bastante tempo para a prevenção!
Prevenindo-se da osteoporose
Alimentação
Para prevenção de qualquer doença, a alimentação saudável é fundamental. O cálcio é a substância mais importante para os ossos, e costuma ser encontrado em alimentos como leite, queijos, espinafre, brócolis, feijão e outros.
Além disso, para facilitar a absorção do cálcio pelo organismo, é importante também consumir bastante vitamina D. Ela se encontra principalmente em peixes e frutas como laranja.
Exercícios físicos
Os exercícios físicos auxiliam no fortalecimento de todo o organismo, incluindo os ossos. O sedentarismo, por outro lado, os enfraquece, tornando muito mais fácil a contração da doença, que encontrará pouca resistência. Além do mais, as atividades físicas são importantes para a prevenção de muitas outras enfermidades.
Sol
Você com certeza já sabe que a vitamina D é importante para a absorção do cálcio. Além da alimentação, a fonte principal dessa vitamina é o sol. A exposição solar é importante, ainda que não possa ser feita em excesso. Evite o sol das 10 horas às 16 horas para fugir de problemas com os raios ultravioletas. Ainda sim, não deixe de tomar sol nos horários mais fracos, pelo menos por 15 minutos todos os dias.
Evite o álcool e o cigarro
Bebidas alcoólicas em excesso aceleram a perda da massa óssea, como também o tabagismo.
Peso adequado
Controlar o peso pode ser difícil, mas as mudanças (para mais ou para menos) também têm seus custos nos ossos. Procure manter o peso adequado para sua estatura e altura.
Evite quedas
Ninguém cai de propósito, mas é importante evitar as situações que podem causar quedas. Especialmente para quem já tem tendência a perder massa óssea, por razões genéticas, por exemplo; nesses casos, mesmo as quedas simples podem causar fraturas sérias.
Cuidado com medicamentos
Alguns medicamentos, se usados continuamente, afetam os ossos negativamente e favorecem o surgimento da doença. Nisso, incluem-se anticoagulantes, antiácidos, corticoides e mais. Quem precisa desses remédios pode precisar de um tratamento complementar para evitar a perda de massa óssea.
Acompanhamento é importante
Tanto o tratamento quanto a prevenção da osteoporose necessitam do acompanhamento médico para serem realmente eficazes. Converse com seu ortopedista para descobrir como seus hábitos estão afetando a saúde de seus ossos, e para que seja estabelecido um plano de mudanças. A prevenção é sempre o melhor remédio, então não deixe para depois!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!