Você sabe o que é contratura muscular? Talvez ainda não conheça a definição técnica, mas, possivelmente, já sofreu com a dor e incômodo que esse problema tão comum pode causar.

Esse tipo de contração nos músculos é bastante frequente e, apesar de, normalmente, não apresentar desdobramentos graves, ela precisa ser tratada, a fim de assegurar o bem-estar e qualidade de vida. Leia o texto abaixo e conheça melhor a contratura muscular!

O que é contratura muscular?

A contratura muscular é a condição que acontece quando um músculo se contrai incorretamente e, depois da contração, não retorna para o estado normal de relaxamento. Esse problema pode ocorrer em várias partes do corpo, incluindo a coxa, pescoço, cervical, etc.

Geralmente a contração indevida na musculatura acontece após a prática de exercícios muito intensos, excesso de tensão provocada por estresse, falta de correção postural, tempo prolongado na mesma posição e noites mal dormidas.

Quais sintomas a contratura muscular pode gerar?

A contratura muscular pode causar sintomas como dor, desconforto e limitação dos movimentos, especialmente, dificuldade para esticar os músculos atingidos. As dores tendem a se concentrar em partes como o pescoço, coxa, cervical, costas, panturrilha e glúteo.

Além disso, pode haver rigidez e inchaço local, sinais que são facilmente percebidos quando se toca o músculo. Comumente essa área fica mais dura e dolorida, sendo que, eventualmente o inchaço e rigidez aparecem em forma de nódulo.

Como tratar o problema?

O primeiro passo para tratar a contratura nos músculos é se consultar com um ortopedista. O médico solicitará exames diagnósticos, como ressonância e raio-X. Com base nos resultados, ele poderá receitar relaxantes musculares e analgésicos de forma segura.

O especialista também pode encaminhar o paciente para a fisioterapia e orientá-lo sobre medidas capazes de aliviar os sintomas e promover o relaxamento muscular. Técnicas simples, que podem surtir efeito, são as massagens, banho quente, descanso adequado e alongamento.

Caso os músculos permaneçam doendo, é fundamental informar o ortopedista para receber novas instruções sobre o tratamento e, quem sabe, modificar a medicação. A irradiação da dor para outros lugares, a sensação de formigamento e a formação de fibrose são alterações que indicam que a contratura está piorando.

Por outro lado, ao seguir o protocolo adequado, a tendência é que em pouco tempo ocorra o alívio da dor, diminuição dos pontos de tensão e aumento da amplitude de movimentos, o que indica a clara melhora.

Como evitar as contraturas musculares?

Melhor do que ter que tratar o problema, é evitá-lo, concorda? As maneiras mais eficazes de prevenir uma contratura muscular consistem em fazer alongamentos antes e depois da prática de exercícios, fortalecer a musculatura através das atividades físicas, manter a postura correta, controlar o estresse e a preocupação excessiva, alternar a posição no trabalho e evitar sobrecargas de peso. Adotando esses cuidados, dificilmente você terá uma contratura.

Quer saber mais sobre contratura muscular? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!