A dor na coluna é um problema que atinge milhares de pessoas em todo o mundo e pode ser causada por fatores genéticos, postura incorreta ou por atividades e movimentos realizados no trabalho diariamente. Uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que oito, em cada dez pessoas, sentirão algum tipo de dor na coluna, em algum momento durante a vida.
Um fator de risco de dores na região da coluna é a obesidade. Pessoas que estão acima do peso têm mais chances de desenvolver o problema, pois o excesso de peso atua na compressão da região da coluna, o que pode causar danos nos discos intervertebrais.
Permanecer em pé por longos períodos de tempo também é um fator de risco e pode causar dores na coluna. A dor é muito comum em pessoas que precisam ficar em pé o dia todo para realizar suas funções no trabalho, pois há muita tensão muscular e enrijecimento da coluna.
Exercícios físicos podem aliviar o incômodo
É muito comum que as pessoas que sofrem com as dores na coluna optem pela automedicação. Esse é um hábito prejudicial, que pode agravar a situação. O ideal é sempre procurar um especialista para que o diagnóstico seja feito e seja definida a melhor forma de tratamento.
Em muitos casos, a prática regular de exercícios físicos como natação, pilates e ioga pode aliviar as dores. Alguns exercícios de alongamento também são eficazes, trazendo mais conforto.
Um exemplo é o alongamento para a coluna cervical. Deve-se levar as mãos na parte de trás da cabeça e puxar levemente para frente e para trás. Depois, com uma mão, puxa-se a cabeça para a direita e para a esquerda, permanecendo em cada posição por aproximadamente 30 segundos.
O alongamento para a coluna dorsal ajuda a aliviar as dores no meio das costas. Para isso, o exercício ideal é ficar em posição de quatro apoios e encostar o queixo no peito. Esse movimento força as costas para cima e ajuda a amenizar as dores.
O pilates é uma prática física que também ajuda a diminuir o incômodo na coluna, pois trabalha principalmente o alinhamento da coluna e a fortificação da estrutura que atua em sua sustentação.
A natação também é uma ótima opção. A água empurra o corpo para cima, o que ajuda no alinhamento natural das vértebras e evita o surgimento de possíveis desvios de postura.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.