As dores nas costas e na lombar são muito comuns, por incrível que pareça. Além da possibilidade de estarem afetados os músculos e nervos, a dor também pode ser sinal de algum problema no fígado, como hepatite, ou alguma doença no pâncreas. Outras causas comuns são inflamação muscular, postura errada, problemas na coluna e obesidade.

Causas

Conforme o sintoma, as causas variam. O local e a intensidade da dor são levados em consideração para se concluir um diagnóstico. Portanto, vamos aos sintomas.

Sintomas

1# Dor aguda na parte inferior das costas, a região lombar, que começa logo após um exercício, movimento brusco ou levantamento de peso

Esses sintomas também podem estar associados com dificuldade de se movimentar devido a espasmos musculares, deslocamento da dor para a virilha, coxa ou nádegas.

Possíveis causas

Distensão do músculo, rompimento de ligamento ou somente uma inflamação no músculo da lombar.

Tratamento possível

Uso de remédios, fisioterapia e, ainda, intervenção cirúrgica.

2# Dor que começa na lombar e se desloca para as pernas e pés; normalmente só de um lado do corpo

Fraqueza e dor intensa quando se está em repouso, aliviando um pouco ao andar.

Possível causa

Nervo ciático inflamado.

Tratamentos

Fisioterapia e exercícios de fortalecimento e alongamento.

3# Sensação de pontadas, dor intensa e crônica e espasmos musculares, que podem durar dias ou meses 

Dores na lombar que pioram ao se sentar e são aliviadas ao andar ou com  mudança de posição.

Possíveis causas

Doença degenerativa do disco. Pode afetar jovens, a partir dos 20 anos. O disco da lombar começa a se degenerar, causando inflamação aguda.Há outras possíveis causas de dor na lombar, mas essas são as mais frequentes.

Tratamento

Fisioterapia e quiroprático, anti-inflamatórios, injeções ou intervenção cirúrgica.

Como aliviar as dores em casa

Compressa de água morna

A água morna relaxa os músculos e melhora o fluxo sanguíneo.

Massagem

A massagem também tem como objetivo o relaxamento, evitando que os músculos enrijeçam ainda mais. É ideal fazer com um profissional da área, pois caso contrário, pode machucar ainda mais.

Atividade física, se não houver dor

A atividade física ajuda os músculos a se manterem fortes e flexíveis. Essa recomendação só vale se não houver dor durante o processo da atividade. Havendo, é melhor ficar em repouso ou fazer pequenas caminhadas.

Procure um médico ao menor sinal de dor na lombar, pois muitas causas podem ser tratadas facilmente, outras, se não forem descobertas no início podem demorar a sarar. A região lombar é um local delicado, que necessita de cuidado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!