O joelho é uma das principais articulações do corpo humano, sendo responsável pelos movimentos de caminhada, corrida, locomoção, dentre outros, fundamentais para a vida cotidiana, pois são os mais simples e utilizados no dia a dia.
Essa grande importância faz com que eles também acabem sofrendo alguns problemas devido ao esforço dessas articulações ou pela própria formação delas, uma vez que as pernas são demandadas praticamente durante toda a vida, desde os primeiros anos, exigindo muito dos joelhos.
Um dos principais problemas que podem acometer essa região é o joelho torto, que causa um deslocamento dos joelhos para fora ou para dentro, fazendo com que as pernas fiquem arqueadas ou em formato de ‘x’.
Essa divisão é nomeada como joelho valgo, quando essas articulações são deslocadas para dentro, forçando as pernas em posição de ‘x’. Já quando os joelhos são deslocados para fora, é dado o nome de joelho varo, levando as pernas a uma posição arcada.
Principais causas do joelho torto
O joelho torto tem algumas causas que podem ser apontadas como os principais fatores para o desenvolvimento desse problema, levando os joelhos a se deslocarem em uma determinada direção.
O joelho valgo tem como principal causa a pouca massa muscular distribuída em um quadril mais largo, fazendo, assim, com que os joelhos se entortem para dentro, exercendo uma força muito maior sobre as laterais dos joelhos.
Já no caso de joelho varo, a principal causa desse desvio é a formação das pernas, uma vez que é comum que as crianças tenham as pernas arqueadas. Essa formação, no entanto, tende a ser corrigida durante o crescimento, o que não ocorre naturalmente nas pessoas que crescem com a curva do joelho para fora, levando os pés a ficarem muito mais próximos, centralizando-se em relação à coluna vertebral.
Tratamento do joelho torto
O principal ponto do tratamento está ligado a uma correção postural, assim como o fortalecimento da musculatura na região afetada, uma vez que esse problema exige muito mais do joelho e dos músculos das pernas.
Assim, o mais comum é que o tratamento seja feito com o uso de equipamentos como palmilhas ortopédicas e exercícios de fisioterapia, que levam os pacientes a obterem um grande alívio das dores e incômodos causados pelo desvio dos joelhos, além de amenizar a carga exercida sobre essa articulação.
Além disso, durante o tratamento, também são indicados alguns cuidados para que outros fatores não venham a sobrecarregar ainda mais os joelhos. O excesso de peso, por exemplo, pode tornar o quadro ainda mais incômodo e colocar uma carga maior sobre os joelhos.
A cirurgia para a correção do joelho torto é recomendada apenas em casos nos quais o desvio dos joelhos é muito grande, a ponto de atrapalhar as atividade diárias e comprometer as funções motoras dos pacientes, cabendo ao médico especialista indicar quando essa opção se torna viável.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.