Um dos problemas mais comuns – e principal causa de afastamento do trabalho entre os brasileiros – são os problemas na coluna. Existe uma série de circunstâncias que podem causar dores nessa região. Uma delas é passar muito tempo sentado, ou manter postura incorreta e não fazer atividades físicas. O que poucas pessoas sabem é que existe uma relação direta entre a pisada e os problemas na coluna.

Os pés são de grande importância para o corpo humano, uma vez que são responsáveis pela sustentação e equilíbrio. Quando eles apresentam algum problema, podem desencadear efeito em cascata, causando danos a outras partes do corpo. Os mais comuns têm impactos diretos na coluna.

A relação entre pisada e coluna

Diversas condições podem causar danos aos pés. O mais comum é a fascite plantar, que consiste na inflamação do tecido da sola dos pés. O que ocorre é que, com o movimento natural do caminhar, diversas fissuras começam a surgir nesse tecido, culminando na dor.

Para aliviar a dor, o indivíduo começa a andar de forma errada e distribui de forma irregular o peso do corpo sobre os pés. Nesse momento, os problemas começam a se manifestar na coluna.

A distribuição errada do peso do corpo causa danos aos joelhos e ao fêmur (osso localizado na coxa). Com o passar do tempo, esses danos desalinham o quadril. Isso resulta no desalinhamento da coluna e, consequentemente, isso gera dores nas costas.

Outra condição que pode causar problemas na coluna é o pé plano. Por não possuir a curvatura típica da sola dos pés, o tornozelo apresenta uma curva para dentro e a distância entre os ossos do calcanhar é maior do que o normal. Isso gera um desalinhamento na coluna, provocando a conhecida escoliose.

Pisar de maneira errada provoca problemas na coluna, que se intensificam ao longo do tempo.

Evitando o problema

Para evitar que problemas na pisada ocasionem dores na coluna, a primeira coisa a ser feita é procurar um ortopedista. Esse especialista irá analisar possíveis problemas de locomoção e distribuição do peso sobre os pés, bem como a possibilidade de existência de problemas na coluna.

Outras atitudes simples também são eficazes, incluindo a prática de atividades físicas, em especial a musculação. Esse esporte auxilia o fortalecimento dos ossos e dá maior resistência às articulações. Outra dica é evitar o uso excessivo do salto alto, pois ele altera de maneira significativa a forma de caminhar. A longo prazo o uso do salto pode levar a problemas de coluna. Por último, o uso de palmilhas ortopédicas atuam na prevenção de problemas na coluna, no entanto, elas devem ser indicadas pelo ortopedista.

Tomando esses cuidados simples, é possível prevenir alterações na pisada e, consequentemente, um problema de coluna ocasionado pelos pés.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!