O calcâneo é o maior osso do nosso pé. É ele o responsável por dar sustentação ao corpo e suportar o impacto do dia a dia. O esporão de calcâneo é caracterizado por uma dor intensa no calcanhar ao se pisar no chão. A dor é causada pela calcificação do ligamento do calcâneo.
As mulheres são as que mais sofrem com o problema, embora ele também possa atingir também os homens.
Acompanhe, a seguir, os principais tipos de tratamento para o esporão calcâneo. Conheça, também, os sintomas mais comuns e as causas. E saiba como se prevenir.
Principais Sintomas
O principal sintoma do esporão calcâneo é a dor aguda no calcanhar ao se fazer o movimento de pisada. Porém, como o pé sofre muito impacto e suporta todo o peso do corpo, a dor, principalmente na sola, nem sempre significa incidência de esporão calcâneo.
Como o esporão calcâneo não apresenta sintomas visíveis, como inchaço e mudanças na coloração do pé, sempre há dúvida de que a dor realmente indique essa ou outra doença. O diagnóstico só pode ser feito por um médico, através do exame de raio-X.
Causas do Esporão de Calcâneo
As causas do esporão calcâneo são diversas e podem estar associadas a vários fatores. Em alguns casos, a própria anatomia do pé favorece o aparecimento do esporão. Alguns hábitos o propiciam, como usar sapatos de salto ou que apertem o pé durante horas seguidas, fazer exercícios físicos com tênis que não são apropriados para a atividade, entre outros. Estar acima do peso também é uma situação de risco.
Tratamento e prevenção
A boa notícia é que há como tratar o esporão calcâneo e há maneiras de preveni-lo.
O tratamento pode envolver medidas simples como compressas no local, massagem e repouso. Em casos mais complexos, podem ser necessários medicamentos e exercícios específicos para essa região do pé, o que normalmente será feito através de fisioterapia.
Se não houver resposta a esses tratamentos, o médico poderá sugerir práticas mais invasivas como terapia com choque e cirurgia. Essas opções são realizadas como último recurso.
Existem formas de prevenir o esporão calcâneo. A melhor delas é dar mais atenção ao pé. Como fazer isso? Optando pelo uso de sapatos confortáveis e que estejam adequados ao tamanho do pé e à atividade a ser realizada. Além disso, é importante alongar os pés. Andar descalço é uma boa forma de fazer isso.
Para finalizar, é fundamental cuidar da saúde e, principalmente, do peso, pois, é o pé que precisa sustentar todo o corpo. Assim, o sobrepeso não só prejudica a saúde como um todo, como também favorece o aparecimento de problemas nos pés, como é o caso do esporão calcâneo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís.
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.