A avaliação esportiva é necessária para que as atividades físicas, principalmente a prática de esportes, sejam aproveitadas de maneira segura. Além disso, o teste fornece diversos dados que contribuem para que os profissionais da saúde indiquem quais treinos são mais adequados para cada indivíduo, de forma que o desempenho físico seja potencializado.

A avaliação esportiva

Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, as características investigadas na avaliação esportiva podem variar de acordo com o perfil e a faixa etária do indivíduo, que pode ser esportista, atleta, criança, adolescente, estar na terceira idade, etc. A avaliação inclui:

Exames complementares podem ser solicitados para dar continuidade à investigação, caso haja alguma alteração nos exames rotineiros. Para quem é portador alguma doença cardíaca, também podem ser solicitados exames específicos, para investigar-se a possibilidade de prática de atividade física.

Para que serve?

A avaliação esportiva tem, basicamente, duas funções:

Cada modalidade apresenta riscos próprios de suas peculiaridades. Dessa forma, é essencial procurar um médico para realizar uma avaliação antes de iniciar as atividades. Infelizmente, esse ainda é um fator negligenciado pela maioria dos praticantes amadores, o que traz sérios riscos para a saúde.

Fatores como o histórico familiar, hábito de fumar e consumir álcool, procedimentos cirúrgicos, medicamentos utilizados, entre outros, são informações que interferem nos resultados dessa análise e, por isso, não podem ser deixadas de lado.

Uma das grandes preocupações médicas nesse tipo de avaliação é prevenir uma morte súbita durante a prática de esportes. Averigua-se a preexistência de condições potencializadoras, como as doenças cardiovasculares, e definem-se medidas para diminuir os riscos.

A importância da avaliação esportiva se mostra à medida que se compreendem os fatores que interferem na qualidade de um programa de atividades físicas. Nesse sentido, é fundamental que esse plano seja desenvolvido a partir de um minucioso e especializado procedimento de avaliação funcional.

O caráter individual e personalizado da avaliação esportiva propicia ao esportista e aos seus treinadores segurança para tirarem proveitos das técnicas e recursos disponíveis e alcançarem maior aprimoramento dos indicadores da aptidão física. Entretanto, essa avaliação e outros tipos de exames – genéticos, por exemplo – também são benéficos para as pessoas que buscam apenas uma vida mais saudável e fisicamente ativa.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!