O joelho é uma das articulações mais complexas e exigidas do corpo humano no dia a dia. Devido ao uso constante, essa região tão importante está propensa a apresentar as mais variadas lesões. Quando isso acontece, surgem as dores durante uma caminhada ou ao subir e descer alguns lances de escada. Se você se identificou com esses sintomas, é possível que esteja com uma lesão no menisco.

Continue a leitura para conhecer as características desse tipo de lesão e saber como tratá-la adequadamente,

O que é o menisco?

De uma maneira bem básica, o menisco é uma estrutura cartilaginosa, que atua como um amortecedor natural, protegendo os joelhos durante situações de impacto. A saúde do menisco é vital para garantir o equilíbrio necessário no decorrer das flexões do joelho.

Enquanto o menisco lateral conecta a tíbia ao fêmur, o medial está incluso no sistema de ligamento colateral medial.

Quais são as causas da lesão?

Geralmente, é uma lesão ocasionada por trauma intenso na região articulatória compreendida pelo joelho. Por isso, é bem comum em atletas ou quem pratica esportes regularmente de forma amadora.

Os esportes de contato físico constante entre os oponentes, como basquete e futebol, aumentam as chances de lesão. Certas ocorrências cotidianas podem, igualmente, culminar em lesões meniscais, como por exemplo:

As lesões podem incidir na parte medial ou lateral do menisco. No primeiro caso, a complicação decorre da realização de movimentos abruptos. No segundo, o dano deriva dos movimentos repetitivos.

O fator idade também é preponderante para o aumento da probabilidade de lesão meniscal. Conforme o tempo passa, há diminuição do aporte sanguíneo para várias áreas do corpo, incluindo o joelho. Somando-se o fato de que a cartilagem se fragiliza gradualmente, aumenta-se o risco de problemas. Além das pessoas da terceira idade, indivíduos com artrose ou sobrepeso também são bem mais vulneráveis a essas lesões.

Como tratar a lesão no menisco?

Existem duas maneiras de se tratar a lesão meniscal: via cirurgia ou com sessões de fisioterapia. A intervenção cirúrgica é um recurso adotado nos quadros de maior gravidade.

Em se tratando de rompimento no menisco lateral, é comum o encaminhamento para cirurgia. O objetivo é remover a porção comprometida do menisco. Lesões meniscais mediais de pequena proporção podem receber a indicação de fisioterapia. O fisioterapeuta deverá monitorar o caso de perto, para constatar se o procedimento surtirá o efeito desejado.

No caso de cirurgia, é aplicada anestesia local. O procedimento inclui o uso de uma microcâmera, embutida em um endoscópio. Através de três orifícios, o cirurgião efetua todas as técnicas necessárias à recuperação da região afetada.

A lesão no menisco tende a ser um problema relativamente comum. Felizmente,  é possível contar com todo o suporte oferecido pela medicina para tratar e recuperar o funcionamento dos joelhos. Para isso, basta ter um fisioterapeuta e cirurgião de confiança.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís.