Uma avaliação biomecânica é um tipo de análise científica que tem o objetivo de ajustar ou corrigir a mecânica dos movimentos realizados pelo corpo. Apesar de ser muito utilizada por esportistas, ela também serve para avaliar a execução de ações do cotidiano como pular, agachar e caminhar, por exemplo.
Se você é atleta, profissional ou amador, ou está interessado em melhorar a performance no dia a dia, não deixe de ler este artigo até o fim.
Função do exame de biomecânica
Dependendo da área de aplicação, a biomecânica pode ser dividida em três categorias: de rendimento, preventiva e antropométrica (que estuda as medidas e dimensões das partes do corpo).
Sendo assim, por meio dela, médicos e treinadores podem identificar não só se uma ação está sendo realizada corretamente, mas também qual o seu impacto nas articulações do indivíduo e, principalmente, quais medidas adotar para melhorar a execução desse movimento.
Como o exame de biomecânica funciona?
Em geral, a avaliação é feita através do uso de câmeras, sensores e marcadores reflexivos, que captam de diferentes ângulos os movimentos realizados pelo indivíduo, identificando possíveis alterações mecânicas.
Em seguida, com a ajuda de programas de computador, que recriam as ações executadas em simulações em duas e três dimensões, são desenvolvidos relatórios que apontam padrões de movimento excessivos ou atípicos. Esses dados auxiliam os médicos na identificação de sobrecarga dos movimentos executados, possíveis lesões, dores e, no caso de atletas, prováveis causas para uma piora de desempenho.
Além disso, o exame da biomecânica permite estudar o histórico da pessoa avaliada, sua flexibilidade e sua pisada, assim como realizar um estudo das articulações do pé, tornozelo, joelho, quadril e coluna. Ele também permite um diagnóstico do desempenho muscular e uma análise detalhada da força e da capacidade muscular do complexo core.
Indicações do exame de biomecânica
Normalmente, uma avaliação biomecânica completa é recomendada para idosos e outras pessoas que sofrem de artrite e artrose, indivíduos que fizeram cirurgia nos joelhos, tornozelos e quadris ou sofrem com lesões por esforço repetitivo (L.E.R).
É também indicada para quem esteja realizando algum tipo de reabilitação ou adaptação a próteses, praticantes de corrida de rua e para atletas profissionais e amadores em geral.
A principal vantagem de utilizar os recursos de um exame biomecânico é que, após uma interpretação científica dos resultados médicos, treinadores e fisioterapeutas podem traçar o melhor planejamento terapêutico para cada caso, levando em consideração as necessidades e as limitações físicas de cada pessoa.
Para quem não é atleta profissional, se o objetivo for melhorar a performance e a qualidade de vida, apenas realizar uma avaliação biomecânica não é suficiente. É fundamental seguir corretamente as orientações estabelecidas por seu médico e treinador.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís.
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.