Durante a puberdade, o corpo passa por diversas mudanças. Com a estatura média aumentando gradativamente com o passar das décadas, somando-se a falta de atividades físicas e sobrecarga de peso, os problemas na coluna se tornam cada vez mais comuns. Dentre eles, está a doença de Scheuermann.
A seguir, serão esclarecidas as principais dúvidas a respeito dessa doença, pois apesar de ser relativamente comum, não é uma das doenças sobre as quais se fala com frequência, como diversas outras.
O que exatamente é a doença?
A principal característica da doença é a curvatura acentuada da coluna torácica ou toráxica-lombar. Toda coluna apresenta uma curvatura, que além de auxiliar na mobilidade, ajuda na absorção de impactos. No entanto, há casos em que essa curvatura é acentuada de tal maneira que chega a provocar diversos problemas.
Além da dor, deformidade e dificuldades para se movimentar estão dentre os principais problemas causados pela doença.
Qual o grupo com a maior taxa de incidência?
De maneira geral, são os adolescentes entre 12 a 14 anos, que, devido às modificações corporais ocorridas na puberdade, são um grupo mais propenso a apresentar a doença. Também atinge mais adolescentes do sexo masculino que feminino, pela maior estatura.
Quais são as causas da doença de Scheuermann?
A patologia foi descrita em 1920 e tem o nome como homenagem ao médico radiologista que a descobriu. Por ser relativamente recente, os especialistas ainda não sabem suas causas exatas.
Acredita-se que as possíveis causas sejam:
- Herança genética;
- Efeitos endócrinos: suspeita fundamentada em casos clínicos, uma vez que parte das pessoas que manifestam a doença apresentam fibrose cística, espru não-tropical (doença intestinal na qual o corpo não tolera glúten) e síndrome de Turner (ausência ou incompletude de um cromossomo assexual);
- Ossificação não completamente desenvolvida da placa terminal vertebral e deficiência de colágeno;
- Causas inflamatórias, mecânicas e debilidade muscular.
Quais os principais sintomas da doença de Scheuermann?
A dor é o sintoma mais comum, seguida de queixas sobre deformidade, uma vez que as pessoas que apresentam a doença não conseguem esticar completamente a coluna.
A doença é, muitas vezes, confundida com a má postura, pois dá um aspecto de ombros caídos.
Existe tratamento?
O tratamento depende muito das características de cada indivíduo, mas, geralmente, consiste na utilização de uma colete que auxilia na manutenção da postura correta, que inclui um anel no pescoço. Em alguns casos, também pode ter apoio para as axilas.
Em uma pequena parcela dos casos, pode ser necessária a realização de cirurgia para a fusão vertebral, mas só é realizada quando a curvatura é muito acentuada, ou se o quadro de dor é intenso, ou, ainda, quando existem problemas neurológicos com origem na doença de Scheuermann.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.