Dores nas juntas, inchaços e dificuldade em se movimentar. Alguns desses sintomas são comuns para quem tem artrose. Mas saber e entender o que é artrose envolve muitas outras informações, que homens e mulheres precisam estar atentos para não comprometer as articulações e sofrer com movimentos dolorosos.

Tendo consciência do que precisa ser feito 2e o apoio de um profissional médico, a artrose pode ser minimizada e o indivíduo pode ter uma vida mais tranquila e sem complicações.

O que é artrose?

A artrose é uma complicação que compromete especialmente as articulações dos membros. Esse problema afeta o desgaste da cartilagem que recobre estes ossos e que dificulta as ligações de uma articulação com a outra.
Duas características são evidentes em quem sofre com artrose: frouxidão e degeneração. Frouxidão porque o desgaste da cartilagem causa um espaço mais aberto entre os ossos e isso gera atrito entre as extremidades ósseas. Já no caso da degeneração, o líquido sinovial que está presente entre as articulações se degenera e o atrito faz com que os ossos também se degenerem batendo um no outro, ao realizar um movimento .

A artrose é muito comum em articulações das mãos e dos joelhos, mas a doença pode atingir outras partes do corpo como a coluna e os quadris.

Sintomas da artrose

As dores e inchaços são os principais sintomas de quem sofre com artrose. Contudo, há ainda mais sintomas, alguns até bem mais graves, que qualquer pessoa que deseja saber o que é artrose precisa ter conhecimento.

Numa escala em que os sintomas vão dos primários até os mais graves, os sintomas podem ser classificados do seguinte modo:

A artrose é uma doença crônica e os sintomas podem evoluir de acordo com a gravidade. Porém, nem todas as pessoas que estão com a doença apresentam uma evolução dessas crises ou sofre com todos esses problemas.

Entretanto, há alguns grupos em especial que apresentam uma tendência maior para a evolução dos sintomas como é o caso das pessoas que sofrem com obesidade, pois o excesso de peso traz uma pressão maior para os ossos.

O tratamento

O ortopedista é o principal especialista em cuidar de quem está com artrose. Por meio de exames que averíguam sensibilidade, vermelhidões e amplitude de movimentos, o médico verifica se o indivíduo possui a doença e quais os procedimentos mais indicados para cada caso.

Raios-X, ressonâncias e até exames de sangue são indicados para conferir o nível de líquido sinovial entre os ossos. Caso haja alguma complicação, o tratamento oferecido pode ser composto por anti-inflamatórios, narcóticos e analgésicos para aliviar a dor e minimizar as inflamações.

Em casos mais severos, o médico pode receitar injeções de cortisona e ácido hialurônico para aliviar a dor, além de cirurgias para realinhar os ossos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís.

Respostas de 8

  1. Estou sofrendo muito com essas dores.tenho artrose no ombro e joelho e osteopenia na lombar e femu. depois da chicungunha só não dói os fios de cabelo.

  2. Feliz em saber q a minha São Luis , conta com profissionais tão bem qualificados…obg por suas informações

    1. ​Av. Colares Moreira n1, Edif. OFFICE TOWER SALA 926
      Jardim Renascença- São Luís-Ma
      Cep:65.075-060
      E-mail:grupoclinicarios@gmail.com
      Tel:3304-3006 / 99100-4396

  3. Dr. Rios boa noite. Uma informação. Recentemente fui diagnostiado com artrose na bacia e uma calcificação. Tem alguns exercisios que posso fazer pra reverter a situação, ou pelo menos retarda-la, tipo Pilates ou hidroginastica?

    1. Tenho que ver os exames para poder orientar da melhor forma possível e oferecer uma qualidade de vida melhor para você.
      Att.

  4. Tenho artrose, minúsculo , ligamento do joelho esquerdo era Prá ter feito essa cirurgia a anos atrás mais não foi possível o caso está se agravando a cada dia as dores são muitas não sei mais i que fazer sou Servidor Publico meu médico e DR: Afi Ali