A artrose é um problema que atinge um grande número de pessoas, causando alguns problemas e desconfortos, especialmente relacionados aos movimentos. Consequentemente, pequenas ações e movimentações causam dores, além de limitarem a possibilidade de deslocamento e provocarem inchaço nas articulações.

Também conhecida como osteoartrite, a artrose é uma doença que causa problemas nas articulações do corpo, causando danos às cartilagens que recobrem os ossos. Comprometem também, outras partes das articulações, como os ligamentos e as demais membranas.

Sintomas da artrose

A artrose possui uma identificação um pouco mais fácil em relação as demais doenças que atacam as articulações, pois, diferentemente de outras doenças, a artrose não causa danos a outros órgãos e regiões (sendo especificamente localizada nas articulações).

Dessa maneira, o principal sintoma que indica a presença da artrose é a dor nas articulações. Esta dor pode ainda se intensificar em alguns momentos específicos do dia.

Além da dor, outros sintomas causados pela artrose são bastante comuns, sendo o mais comum deles o inchaço nas articulações, causando como consequência a limitação de movimentos.

Outro problema característico da artrose é a dificuldade de locomoção conhecida como rigidez articular, que pode se manifestar especialmente após longos períodos em uma mesma posição.

Causas da artrose

A artrose pode ser caracterizada em dois tipos de causas, sendo elas a artrose primária ou secundária. A artrose primária é aquela que acontece pelas causas naturais, como o envelhecimento das pessoas, o que provoca o desgaste das cartilagens das articulações.

A artrose primária ainda pode ser causada pelo excesso de utilização de uma mesma articulação, podendo ser desenvolvida por pessoas que pratiquem atividades repetitivas que exijam uma sequência de movimentos repetitivos das articulações.

Diferentemente, a artrose secundária é causada por uma doença ou problema anterior, sendo uma consequência de um problema inicial. Obesidade, diabetes ou traumas sofridos de maneira externa são algumas das causas mais comuns para o desenvolvimento da artrose secundária.

Tratamento da artrose

A artrose é uma doença que não possui uma cura completa conhecida, sendo um problema com o qual as pessoas deverão lidar durante toda a vida após seu desenvolvimento. Porém, alguns tratamentos podem aliviar de maneira significativa seus sintomas, minimizando suas consequências e contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Um destes tratamentos é feito à base de medicamentos, especialmente analgésicos e anti-inflamatórios, que podem reduzir a dor e o inchaço causado pela artrose. Em outros casos, o melhor tratamento para que os sintomas da artrose sejam minimizados é por meio da fisioterapia ou ainda da terapia ocupacional.

Ainda em casos mais extremos, infiltrações ou procedimentos cirúrgicos podem ser considerados para o tratamento da artrose, porém, possuem mais riscos de complicações, sendo assim menos utilizados.

Em qualquer caso de alteração ou desconforto quanto aos movimentos e articulações, procure um ortopedista. Não inicie nenhum tratamento sem antes consultar um profissional e não medique-se sem orientações posteriores a exames.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!