A artrose nos joelhos é uma condição caracterizada, principalmente, pela degeneração das juntas e pela inflamação dos joelhos. É uma doença que se manifesta com o desgaste das cartilagens que revestem as extremidades dos ossos. Quando isso ocorre, a pessoa pode ter muitas dores.

No caso do joelho, o primeiro sinal indicador da artrose é a dor. Geralmente, este sintoma é progressivo e costuma piorar quando a pessoa faz algo que requer mais da articulação, como subir escadas, fazer movimentos repetitivos, praticar esportes de contato ou descer muitos degraus.

Além disso, a intensidade da dor tem uma relação direta com o peso suportado pelos joelhos. Isso diz respeito tanto ao peso físico quanto ao peso por carga.

O que causa a artrose no joelho?

É importante considerar que existem dois tipos de artrose. Veja as principais características e a causa de cada uma delas, abaixo.

Artrose primária

A principal causa do surgimento da artrose primária é o uso excessivo e inadequado da articulação. Entretanto, ela pode surgir nos joelhos como consequência do processo de envelhecimento normal pelo qual todas as pessoas passam.

Além disso, há casos em que ela ocorre em vários membros de uma mesma família, o que sugere haver também causas genéticas e hereditárias.

Quando o indivíduo faz um uso repetitivo da articulação do joelho por um longo período, as possibilidades de danos à cartilagem são grandes. Caso isso ocorra, a artrose pode se instalar com dor e inchaço. Com o passar do tempo, também é vista a degeneração da membrana sinovial e do líquido sinovial.

Em situações mais complexas, a cartilagem pode ser prejudicada em sua totalidade, evento que provoca um maior atrito entre os ossos e causando, além da dor, diversas limitações de mobilidade.

Artrose secundária

Já artrose secundária está relacionada às condições ou doenças pré-existentes. Por exemplo, traumas repetidos, distúrbios hormonais, artrite reumatoide, gota, cirurgias, obesidade, entre outros fatores.

Sintetizando, as causas mais comuns da artrose são:

Como prevenir a artrose no joelho?

A prevenção para a artrose passa por ações simples que a pessoa pode adotar no seu dia a dia e que, a longo prazo, são muito úteis. Confira algumas!

A artrose nos joelhos é um problema muito incômodo, por isso, assim que os primeiros sinais surgirem, o médico deve ser consultado. Como apontamos, esta é uma condição que pode até mesmo prejudicar a mobilidade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!