A bursite, também chamada de inflamação da bursa, se refere à inflamação de uma estrutura denominada bolsa sinovial, que se localiza entre a pele e um tendão, ou então, entre um tendão e um osso. Essa estrutura é uma bolsa cheia de líquido, que tem a função de amortecimento, auxiliando na nutrição dos tecidos e no seu deslizamento, evitando assim o impacto entre eles.

Na maioria das vezes, a bursite acontece nos ombros, no quadril ou nos cotovelos, podendo apresentar um estado agudo ou crônico, dependendo da situação. Ela também pode acontecer em outras articulações, geralmente onde se tem um movimento repetitivo e contínuo.

Sintomas da bursite

Como se trata de uma inflamação, as pessoas com bursite podem apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:

Quando se notar algum desses sintomas, é necessário procurar a ajuda de um ortopedista que irá avaliar o caso e dar o diagnóstico, indicando o melhor tratamento.

Causas da bursite

A bursite é uma inflamação nas bursas, que servem como amortecedores para as articulações. Portanto, a principal causa desta doença é a movimentação repetitiva e contínua das articulações, ou ainda, o ocorrimento de determinadas posições que possam causar algum dano à elas. Veja algumas situações que podem ocasionar a bursite:

Além dessas causas, que são as mais comuns, a bursite também pode ser ocasionada por outros fatores, como a ocorrência de infecções, doenças que afetem as articulações (como a artrite reumatoide e a gota), ou outros casos de traumas ortopédicos. Em alguns casos, pode ocorrer de a causa da bursite não ser identificada.

Fatores de risco

Algumas situações e hábitos podem aumentar os riscos de se ter bursite. Algumas delas são:

Diagnóstico

O diagnóstico de bursite deve ser dado por um médico ortopedista, que deverá avaliar o caso, o histórico do paciente e solicitar alguns exames, como o ultrassom e a ressonância magnética.

Tratamento

Quando a situação ainda não está avançada, o tratamento é feito a partir de medidas simples, como o uso de analgésicos para amenizar a dor, o uso de compressas de gelo na região afetada e o repouso. No entanto, quando esses passos não apresentam resultados, o médico pode indicar outras formas de tratamento, como medicação a base de antibióticos, se a causa for uma infecção; fisioterapia, com a finalidade de fortalecer os músculos da área afetada; injeções, que são aplicadas diretamente na região, proporcionando alívio imediato, e por fim, cirurgias, quando nenhum dos outros tratamentos der resultado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luis.

Respostas de 3

    1. PASSE AQUI NA CLINICA PARA PODERMOS DAR MAIS DICAS E ORIENTAR VOCÊ TER UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR.