A bursite consiste numa inflamação da chamada bursa, responsável pelo amortecimento de um tendão e a pele ou um tendão e os ossos.

Algumas regiões costumam ser mais facilmente afetadas pela doença, como os ombros, cotovelos e o quadril. No entanto, é possível que o problema apareça também em outras articulações do corpo.

Saiba agora quais são os tipos de bursite, suas principais causas, sintomas e tratamento.

Tipos de bursite

A doença pode se manifestar de duas formas:

Tipo agudo da doença

Surge devido a uma inflamação, resultado de um trauma ou movimentos repetitivos. A região afetada costuma apresentar vermelhidão e é mais quente que o resto do corpo.

Tipo crônico da doença

É uma consequência de frequentes episódios de bursite aguda. A dor e a vermelhidão da região se tornam mais fortes. Pode ser resultado de lesões que não foram tratadas anteriormente.

Causas da bursite

A causa mais comum do problema é:

O mais comum é que a doença apareça em pacientes idosos, como uma consequência da idade mais avançada. No entanto, qualquer pessoa que realize sempre os mesmos movimentos, como atletas ou pintores pode vir a sofrer com a inflamação.

Traumas e outras doenças, como a gota também podem ser vistos como causas para o aparecimento da bursite. Principalmente no caso de traumas que foram ignorados ou não tratados corretamente.

Sintomas da doença

Os sintomas podem variar, de acordo com a região afetada pela inflamação, ainda assim, alguns deles são comuns e aparecem em todos os casos, como:

Como é feito o tratamento?

Depois de realizado o diagnóstico médico, o paciente é então encaminhado ao tratamento que pode envolver o uso de medicamentos, principalmente com o intuito de diminuir a dor.

Quando a doença é causada por uma infecção, pode ser indicado também o uso de antibióticos.

A fisioterapia também é recomendada, com o intuito de fortalecer a região e evitar uma nova inflamação. Injeções de corticoides são indicadas para pessoas que estejam com fortes dores e desejem alívio rápido do problema.

Quando se observa que não há melhora da bursite ou que a doença retorna com frequência na mesma região, pode ser então sugerida a remoção cirúrgica da bursa inflamada.

Agora você já sabe as principais características da bursite.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!