A bursite é uma inflamação da bursa ou bolsa sinovial, estrutura localizada entre um tendão e o osso, ou entre a pele e um tendão. Essa bolsa é cheia de líquido que tem a função de amortecer e diminuir o atrito entre tendões, músculos e ossos, além de auxiliar na nutrição e deslizamento dos tecidos articulares.

De caráter crônico ou agudo, a enfermidade pode ocorrer no quadril, ombros, joelhos, calcanhares, cotovelos, além de outras articulações. Geralmente, a ocorrência se dá em articulações que fazem movimentos repetitivos. Outros fatores de risco são os traumas ortopédicos, infecções e processos reumatológicos.

Hoje, vamos compartilhar mais detalhes sobre a bursite no cotovelo. Vem comigo conferir as informações sobre o diagnóstico e o tratamento dessa condição inflamatória.

Como diagnosticar a bursite no cotovelo?

O diagnóstico da bursite no cotovelo se baseia na análise dos sintomas. As manifestações físicas mais comuns são as dores na articulação do cotovelo, sensibilidade ao pressionar a região, rigidez ao movimento, inchaço, vermelhidão e sensação de calor no local.

Além de considerar os sintomas, o médico realizará o exame físico completo, com palpação da área, em busca de identificar as possíveis articulações lesionadas e inflamadas.

Para confirmar o quadro de bursite no cotovelo, podem ser solicitados alguns exames de imagem. Geralmente, a ultrassonografia e a ressonância magnética são ferramentas utilizadas no diagnóstico.

O raio-X não diagnostica a bursite, porém, é capaz de descartar outras causas associadas aos sintomas. Testes laboratoriais de sangue podem ser úteis para identificar se a bursite no cotovelo tem relação com infecções ou doenças subjacentes.

Como tratar a bursite?

A bursite no cotovelo deve ser tratada com descanso e imobilização da área afetada, aplicação de gelo na região e uso de analgésicos para o controle e diminuição da dor. Lembrando que a automedicação é completamente contraindicada. Somente o especialista pode receitar o tipo e dosagem segura para cada caso.

Para otimizar os resultados do tratamento, recomenda-se evitar a pressão sobre o cotovelo. Isto é, não inclinar-se ou colocar o próprio peso corporal sobre eles, seja para se levantar da posição deitada, ou para fazer qualquer outro movimento brusco que envolva essa articulação.

Caso essas alternativas não sejam suficientes para melhorar o quadro de bursite, pode ser necessário recorrer à fisioterapia, injeções de corticosteróides prescrita pelo médico, uso de anti-inflamatórios, punção, além de fortalecimento e alongamento muscular, de acordo com as orientações profissionais.

Em casos mais graves de bursite no cotovelo, e em qualquer outra articulação, a cirurgia pode ser indicada. Quando um caso de bursite não apresenta boa evolução com o tratamento conservador, o procedimento cirúrgico é um recurso.

Quer saber mais sobre a bursite no cotovelo? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!