A bursite no joelho surge em decorrência de uma inflamação ou irritação em uma das bursas do joelho. As bursas são pequenas bolsas que armazenam líquido e atuam reduzindo o atrito entre as estruturas da região. No joelho, temos oito delas.

As bursas são distribuídas por todo o corpo e, normalmente, estão situadas sempre entre os ligamentos, tendões, músculos e os ossos. Elas permitem, por exemplo, que a musculatura possa se mover de forma livre, tanto relaxando quanto contraindo, sem que seja necessário haver muita fricção ou tensão.

Principais causas da bursite no joelho

Posições que possam afetar as bursas e a repetição de determinados tipos de movimentos, que possam estressá-las, estão entre as principais causas da bursite. Algumas das situações em que esses eventos podem ocorrer, são:

Quem gosta de esportes, como vôlei, jiu-jitsu, futebol e corrida. É preciso ter uma atenção redobrada, pois, em boa parte dos casos, os exercícios praticados de forma incorreta aparecem como principais causas do problema.

Pessoas acima do peso, ou em estado de obesidade, têm maiores chances de desenvolver bursite no joelho. Isso ocorre especialmente porque o excesso de peso exige mais dessa articulação.

Diagnóstico da bursite no joelho

Normalmente, o diagnóstico é feito por meio de um exame físico. O médico vai avaliar quais as articulações estão lesionadas.

De acordo com a situação, e para um diagnóstico mais detalhado, o profissional também poderá solicitar alguns exames adicionais, como a ressonância magnética e o ultrassom.

Exames de raios-X também podem ser pedidos, mas com a função de eliminar outras causas, ou avaliar algum aspecto específico, uma vez que eles não são capazes de diagnosticar a bursite.

No mais, exames de sangue também são muito úteis no processo de diagnóstico.

Tratamento para a bursite no joelho

Existem diversas opções de tratamento para a bursite no joelho. Conforme a situação, o médico pode recomendar apenas um método ou aliar vários, para um melhor resultado.

Medicamentos

O uso de medicamentos é recomendado, principalmente, quando a bursite tem uma infecção como causa.

Fisioterapia

Para melhorar a recuperação e garantir que o paciente tenha maior resistência à esse problema, o médico pode recomendar que ele inicie um tratamento de fisioterapia. A fisioterapia é benéfica para o fortalecimento muscular, correção da postura, melhora de flexibilidade, alivio da dor e redução de riscos.

Cirurgia

Entretanto, em determinados casos, um tratamento mais invasivo pode ser a solução. Dentre os mais usados, estão o método de aspiração (para a retirada do excesso de líquidos e tratamento da inflamação).

A cirurgia é indicada quando se trata de uma bursite crônica ou o paciente não obteve resultados com outras abordagens mais conservadoras. A infiltração é outro método terapêutico, utilizado quando os tratamentos básicos não apresentaram resultados e a bursite é persistente.

De qualquer maneira, a recomendação é sempre procurar o médico especialista em caso de bursite no joelho. Além de evitar que o problema piore, tratar o mais rápido possível garantirá a saúde dessa, que é uma das articulações mais importantes do corpo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!