Cirurgias são delicadas. Por mais simples que sejam, toda cirurgia exige uma recuperação diligente, e o pós-operatório da cirurgia de ombro não foge à regra.

Pensando nisso, elaborei este artigo orientando sobre os cuidados necessários para o pós-operatório em uma cirurgia de ombro. Acompanhe a leitura e, se este é seu caso ou de algum conhecido, cuide-se.

Quanto tempo dura a recuperação da cirurgia de ombro?

Em boa parte dos casos, a maioria das lesões no ombro não deve exigir intervenção cirúrgica. No entanto, uma ruptura importante no manguito rotador, que é o tendão e os ligamentos que envolvem o topo do osso do braço, geralmente requer cirurgia. 

Embora o procedimento possa ser realizado com invasão mínima, usando um artroscópio, geralmente há um período de recuperação extenso, que pode durar até seis meses. A razão para isso é simples. 

Leva algum tempo para o tendão se curar e se reagrupar adequadamente ao osso. O período de recuperação, naturalmente, varia de paciente para paciente e depende da gravidade da ruptura.

E quais são os cuidados no pós-operatório da cirurgia de ombro?

Geralmente, esses são os cuidados após a cirurgia no ombro, no entanto, cada caso é único. Seu médico pode recomendar dentre estes, outros cuidados mais específicos. Confira abaixo.

Ombro imóvel

Sim. É necessário manter o ombro o mais imóvel possível. A recuperação rápida e saudável depende obviamente de não movimentar o local afetado. O uso de um Sling ou tipoia pode ser recomendado para manter o ombro imóvel.

Compressas frias

O local da cirurgia frequentemente ficará inchado e dolorido. Usar periodicamente compressas frias na região amenizam a dor e o inchaço, enquanto ocorre a cicatrização do tendão.

Mantenha o curativo

É preciso cuidado na hora do banho e manter o curativo sempre seco e limpo. Nada de removê-lo sem a orientação médica. Pode haver contaminação sem que o paciente perceba.

Fisioterapia

Os cuidados no pós-operatório envolvem a fisioterapia. Durante essas sessões, o terapeuta realizará exercícios que envolvem o movimento da articulação. Esse movimento não envolverá a contração dos músculos. É particularmente importante que o músculo bíceps não se contraia durante este período.

Medicação em dia

Todos os medicamentos recomendados pelo seu médico devem ser ingeridos diligentemente. Lembre-se que, enquanto estamos no hospital, sempre no mesmo horário, uma enfermeira passa no quarto trazendo a medicação do paciente. Isso não acontece à toa. Faz parte de uma recuperação eficiente tomar a medicação na hora certa.

Retorno ao consultório

Outro ponto importante do pós-operatório da cirurgia do ombro é o retorno ao consultório para o acompanhamento do progresso da recuperação. Muitos pacientes, ao sentirem a melhora, não se preocupam em comparecer às datas marcadas.

Considero um erro inocente, porém, com consequências graves. Muitas complicações não proporcionam sintomas no início, o que dá uma falsa impressão de melhora. Somente um médico pode avaliar a recuperação pós-cirúrgica.

Sendo assim, essas são as principais recomendações e cuidados no pós-operatório da cirurgia de ombro. Tendo em mente que cada passo durante a recuperação é tão importante quanto a própria cirurgia, o paciente voltará às atividades muito mais rápido do que imagina.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!