A coluna, o pescoço, as costas e as cervicais são partes indispensáveis para a saúde a qualidade de vida. Com elas em harmonia e saudáveis conseguem-se realizar todas as funções e atividades do dia a dia. Mas é só surgir uma dor que as atividades tornam-se limitadas e, logo, quase impossível que sejam realizadas.
É nesses momentos que se deve prestar atenção e correr para um especialista de coluna a fim de saber o que causou a dor e o possível tratamento.
Neste artigo vamos elencar algumas dicas para prevenção de dores nas cervicais e coluna e, dessa forma, evitar a cirurgia de cervicais.
4 Maneiras de cuidar da coluna e evitar cirurgias cervicais
1 – Ao dormir
O momento de dormir é um dos momentos em que as pessoas mais erram, pois colocam muita pressão na coluna/cervical ou dormem com ela torta. Isso pode causar um sério problema que, futuramente, precise ser corrigido com cirurgia.
Não durma com o travesseiro alto ou baixo demais. Se o travesseiro estiver muito alto, o pescoço e a cervical tendem a ficar tortos e, se estiver muito baixo, também. Prefira travesseiros que alinhem o pescoço à coluna, não a forçando para baixo nem deixando o pescoço para cima.
Dica: peça que alguém analise a posição em que você está deitado. A pessoa pode observar o alinhamento e corrigir, caso necessário.
Não é correto dormir de bruços, pois essa posição força a coluna/cervical e pescoço, colocando uma pressão desnecessária durante longo período.
Quanto ao travesseiro, prefira os de pena de ganso, pois são mais ajustáveis à cabeça do que os de espuma. E lembre-se que ele também deve ser trocado de tempos em tempos, pois tendem a perder o formato e a eficácia.
Quanto ao colchão, fuja dos moles ou muito macios, pois não dão estabilidade à cervical, coluna e pescoço. Prefira os mais duros ou colchões de tratamento, que o seu médico pode indicar.
2 – Não leia deitado na cama
É a mesma regra de não dormir com a coluna torta, pois ao ler na cama você também tende a deixar o pescoço torto, colocando-o em risco de lesão. Prefira sentar-se com a coluna e a cervical retas e deixar o livro na altura dos seus olhos.
3 – Ao dirigir
Procure regular o encosto do carro, de maneira que a cabeça e a coluna fiquem retas. A maioria das cirurgias cervicais devido a acidentes são necessárias pelo impacto da batida e por mau hábito de postura ao dirigir. Seja prudente com a sua saúde.
4 – Bolsas e mochilas
As bolsas e as mochilas sobrecarregadas tendem a desequilibrar e tensionar a musculatura do pescoço, cervical e coluna. Portanto, ande sempre ereto, prestando atenção nesse detalhe. E lembre-se: não carregue mais do que o necessário.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.