O cisto de Baker consiste no acúmulo de líquido articular (ou líquido sinovial) na região detrás do joelho. A condição também pode ser chamada de Cisto de Poplíteo ou joelho saliente. O acúmulo do líquido, que é o elemento responsável pela lubrificação das articulações, acaba por gerar um inchaço na área, gerando incômodo e dor.
As causas do cisto de Baker
A partir do instante em o acúmulo do líquido articular ocorre, ele passa a constituir um cisto. De uma forma geral, é possível afirmar que esse problema surge devido à inflamação da articulação do joelho, ocasionada por algum tipo de lesão que tenha afetado a cartilagem.
Vale lembrar que esse problema também está relacionado com um outro, que pode afetar o joelho: a artrite reumatoide. Qualquer indivíduo pode desenvolver um transtorno como esse, no entanto, esse tipo de problema é mais comum em pessoas acima dos sessenta anos de idade, que por causa do desgaste natural, a articulação do joelho se torna mais propensa a acumular o líquido sinovial.
Principais sintomas
Em alguns casos o aparecimento do cisto pode acontecer de maneira assintomática, ou seja, o indivíduo possui esse problema, porém não percebe nenhum sintoma. No entanto existem aqueles casos em que os sintomas são perceptíveis. Entre os sintomas é possível citar a ocorrência de dor no joelho, especialmente nos momentos de locomoção. Outro sintoma é a rigidez muscular, bem como a presença de um inchaço.
Além disso, vale salientar que os sintomas podem se agravar após a prática de alguma atividade física ou também após o indivíduo ter permanecido muito tempo em pé. O desconforto também surge se o indivíduo ficar por muito tempo com o joelho imóvel ou mantendo a mesma posição.
A realização do tratamento
Em muitos casos, o tratamento é apenas sintomático. Ou seja, trata-se apenas os sintomas, para melhor conforto, pois em problema em si pode desaparecer sozinho. Um deles é a utilização de medicamentos como o corticoesteroide, por exemplo.
Todavia, caso o cisto persista por mais tempo, acarretando em muita dor e desconforto, é possível a realização de alguns tratamentos específicos. A drenagem do líquido é uma possibilidade de tratamento. Ela é realizada através da sucção do líquido por meio de uma agulha. Esse procedimento também recebe o nome de Aspiração e pode ser realizado com o auxílio de ultrassom.
O procedimento cirúrgico também é uma alternativa. Mas só é cogitado caso o médico considere que ele seja realmente necessário. É comum que o cisto de Baker apareça em atletas, especialmente devido a alguma lesão ou algum impacto na região do joelho.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luis.
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.