Quem sofre de tendinite sabe o quanto as dores nos tendões, principalmente próximo às articulações, pode atrapalhar o cotidiano.
Fruto de inflamações ou lesões nos tendões, ficam ainda mais dolorosas ao se fazerem movimentos simples, como, por exemplo, andar, se abaixar ou descer e subir degraus.
Ela pode acometer pessoas de todas as idades e gêneros e seu aparecimento pode ser repentino e durar muito ou surgir de forma gradual.
Há diferentes tipos de tendinites, com características diversas e tratamentos específicos. Por isso, no caso de desconfiança do problema é preciso sempre procurar um ortopedista. A seguir, os tipos diferentes e suas características.
Tendinite: quais são os tipos mais comuns?
Trata-se de uma doença que pode acometer diferentes partes do corpo. É a área onde está localizada que difere uma da outra. Entre as muitas possibilidades, as mais comuns são:
1. Artrite de pé
Localizada no tendão de Aquiles, ela também atinge com dor os músculos da panturrilha. Pode acontecer pelo uso de calçados inadequados e excesso de atividades sem preparação física. Corredores e pessoas que sofrem de artrite estão no grupo de risco para desenvolver a tendinite de pé.
2. De joelho
Também chamada de patelar, esse tipo afeta principalmente a patela (osso situado na parte anterior do joelho) e é bastante dolorosa. Acomete principalmente atletas que atuam em esportes que requerem muitos saltos, incluindo jogadores de vôlei e basquete.
3. De mão
Muito recorrente nos dias de hoje devido ao esforço repetitivo pelo uso de computadores e dispositivos móveis, esse tipo de tendinite vem acompanhada de formigamento, ardência, inchaço e dores nas mãos.
Além de profissionais que trabalham diretamente com computadores, é comum surgir em artesãos, costureiros, desenhistas, pedreiros, cozinheiros, pintores e outros profissionais que trabalham movimentando muito suas mãos.
4. No pulso
Apesar de ser próximo às mãos, esse tipo é tratado de forma diferenciada, pois acomete outro tendão. Causa dor nos pulsos e ao toque, formigamento, dormência e rigidez.
É bastante comum em jogadores de basquete, digitadores, artesãos e outros profissionais que fazem atividades manuais por muitas horas seguidas.
5. No ombro
Esse é um tipo muito doloroso, que dificulta, inclusive, o toque na região. Deixa as articulações bastante rígidas causando dificuldade de movimentação.
É causada pela sobrecarga, excesso de peso, prática de exercícios sem a indicação e avaliação de um profissional e má postura.
6. De quadril
Provocado pelo esforço repetitivo nos tendões do quadril, é bastante comum em atletas de corrida, marcha atlética e afins.
Causa dores na região do quadril e podem se estender para as pernas, ocasionando quase que uma imobilidade do paciente.
7. De cotovelo
Um pouco mais rara que as demais, a tendinite de cotovelo pode causar uma dor que irradia para as partes superiores ou inferiores do braço, inclusive deixando uma sensação de fraqueza e dificuldade em pegar objetos.
O tratamento para a tendinite envolve fisioterapia e o uso de medicamentos. Por isso, um médico deve ser consultado assim que surgirem os primeiros sintomas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís.