Já parou para pensar na importância da musculatura? Os músculos do corpo humano são verdadeiros geradores de força, os únicos com a real capacidade de produzir a movimentação articular. Eles realizam a contração muscular responsável por transforma energia química em trabalho mecânico.
Ao todo, são mais de 600 músculos, o que representa cerca de 40% do peso corporal. Juntamente com ossos e tendões, eles realizam um fantástico papel, possibilitando uma infinidade de movimentos.
Infelizmente, os músculos podem sofrer lesões e, mais de 90% delas estão relacionadas a distensões e contusões musculares. Você sabe a diferença entre esses dois problemas? Leia o artigo e descubra.
O que é distensão e o que é contusão muscular?
A distensão muscular é uma lesão nas fibras musculares, problema que pode, até mesmo, provocar a ruptura de vasos sanguíneos. Trata-se de uma espécie de estiramento, só que em maior grau.
No grau 1 ocorre o rompimento de poucas fibras, a dor é sutil e a lesão afeta, no máximo, 5% do músculo. No grau 2, a lesão acomete de 5 a 50% do músculo, a dor é mais intensa e a recuperação demora um pouco mais. Já no grau 3, acontece a ruptura completa do músculo, a dor é forte e pode haver uma grave perda funcional na musculatura do membro.
A contusão, por sua vez, ocorre quando determinado músculo se submete a uma força de compressão repentina, como um golpe ou quedas, por exemplo. Esse tipo de lesão é muito comum em atletas, porém, pode atingir qualquer pessoa. Em relação à gravidade, ela pode ser leve, moderada ou intensa.
Quais são os sintomas dos problemas?
Ambas as lesões musculares podem resultar em dor, inchaço, hematomas, rigidez local e limitação temporária dos movimentos. As dores, tanto na distensão quanto na contusão, podem vir acompanhadas de pontadas e os sintomas se intensificam de acordo com o grau da lesão.
Além da avaliação clínica e análise dos sintomas descritos, o diagnóstico correto depende dos resultados de exames como eletromiograma, radiografia e ressonância magnética. Eles ajudam a avaliar a extensão dos danos e orientar o tratamento adequado.
Como é o tratamento das duas lesões?
A contusão é uma lesão muscular benigna que, eventualmente, pode apresentar uma recuperação espontânea. Entretanto, em boa parte dos casos, é necessário recorrer ao acompanhamento médico para que haja o restabelecimento total do paciente. O especialista poderá indicar o uso de anti-inflamatórios, além de fisioterapia, aplicação de gelo e alongamentos.
O tratamento das distensões tem o intuito de reparar as fibras musculares rompidas, absorver eventuais coágulos, controlar a inflamação e amenizar os sintomas.
As medidas terapêuticas incluem o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, elevação do membro lesionado, imobilização, massagem, repouso, fisioterapia e cirurgia nos casos mais extremos.
Quando ocorre uma lesão muscular, a pessoa não deve pensar que se trata de uma simples distensão ou contusão. Toda e qualquer lesão na musculatura deve ser encarada com seriedade. Sendo assim, o ideal é buscar acompanhamento especializado para diagnosticar e tratar o problema da maneira mais rápida e segura possível.
Ah, e se você quer prevenir lesões musculares de qualquer tipo, saiba que para diminuir os riscos de contusão e distensão, é recomendável manter o bom condicionamento, praticar exercícios aeróbicos, fortalecer os músculos, fazer o alongamento da musculatura esquelética, evitar o treinamento físico inadequado e se hidratar suficientemente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.