O ombro é uma das partes mais importantes do corpo humano. Isso porque possibilita grande variedade e um grau mais elevado de movimentos  A articulação, uma das mais complexas do corpo humano, também é essencial para a coluna e para uma postura adequada.

deslocamento do ombro

Com tantas funções relevantes para a mobilidade humana, os cuidados com a área devem ser igualmente considerados – trata-se, afinal, da articulação mais móvel de todo o corpo. Nesse sentido, vale destacar que o ombro é uma das regiões que se desloca mais facilmente. Além do desconforto, esse deslocamento causa incapacidade de mover o braço e torpor,  gerando uma dor intensa.

O que provoca o deslocamento do ombro?

O deslocamento do ombro, tecnicamente falando, é caracterizado pela separação do úmero da escápula. Como essa articulação é a responsável pelos movimentos do braço, a luxação se torna bastante evidente.

Não existe uma faixa etária específica que propicie o deslocamento, embora o problema seja mais comum até aos 30 anos, tanto em mulheres como em homens. Uma vez que os ligamentos do ombro são mais elásticos e flexíveis (daí a grande mobilidade), as pessoas costumam fazer movimentos ainda mais intensos ou energéticos, forçando a área a se deslocar. O deslocamento também pode ocorrer por meio de um trauma, seja um acidente, queda ou outro tipo de esforço concentrado.

Há ainda os casos de frouxidão nos ligamentos, que usualmente ocorrem em mulheres. Também conhecidos como “deslocamentos atraumáticos”, são herdados geneticamente. Nessas situações, a fragilidade nos ligamentos da região fica evidente e o ombro se torna mais suscetível a movimentos involuntários, causando o deslocamento.

O que fazer quando há um deslocamento?

mulher com deslocamento no ombro

A primeira dica é buscar um ortopedista e não mover, em hipótese alguma, o braço com ombro deslocado. Em ambos os casos, o médico irá recomendar o uso de uma tipoia ou de algum tipo de tala para proteger o ombro de um possível impacto danoso.

O médico irá tentar pôr o ombro de volta ao seu lugar normal, já que em geral ele se desloca para frente. O uso de um travesseiro entre o braço e torso pode aliviar a tensão nessa parte do corpo, atenuando a dor. O processo também pode contar com o uso de analgésicos e anestesias, minimizando os efeitos do deslocamento e facilitando o retorno à posição original.

A radiografia também deve ser realizada para detectar qual o estado do ombro e qual a melhor maneira de posicioná-lo corretamente. Se a situação exigir, sessões de fisioterapia podem ser recomendadas com o intuito de reverter o ombro para o local certo e aliviar os ligamentos e a musculatura da região, que estarão fragilizados.

Entretanto, se as luxações forem frequentes, o recomendado é um procedimento cirúrgico, no qual uma redução aberta é feita na região para prevenir um bloqueio ósseo. Casos como a artroscopia, que também causa deslocamento, podem ser resolvidos por meio de cirurgia.

Você já passou por algum caso de deslocamento do ombro? Já foi submetido à cirurgia ou conhece alguém que foi? Se sim, compartilhe conosco sua experiência e recuperação! Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!

lesão do lábio gledoidal - deslocamento do ombro