A hérnia de disco é uma doença da coluna vertebral, que pode ocorrer repentinamente, em consequência de uma lesão traumática por acidente ou queda. Pode também desenvolver-se lentamente, devido ao desgaste do disco intervertebral.

Além do envelhecimento natural, outros fatores de risco para o desenvolvimento da hérnia de disco são: má postura, sedentarismo, obesidade, hereditariedade e tabagismo. É possível evitar esse problema tomando 7 cuidados básicos. Confira quais são e fique atento!

1. Manter a postura correta

A má postura é uma das principais causas de problemas na coluna, entre os quais está a hérnia de disco. Se a postura não é correta, logo surge a dor nas costas, pois os discos intervertebrais ficam sobrecarregados. O mau hábito, ao longo do tempo, provoca alterações nas estruturas da coluna, como a hérnia de disco. Os principais sintomas são a dor, o formigamento, perda de sensibilidade, enfraquecimento muscular e dificuldade para realizar movimentos.  

2. Usar calçados confortáveis

Calçados confortáveis, aliados à postura correta, reduzem os impactos gerados pela marcha, corrida e outras atividades físicas. Isso previne os problemas na coluna. O uso diário de salto alto, ao contrário, pode provocar alterações na curvatura natural da coluna vertebral, como a hiperlordose. Uso de calçados desconfortáveis, associado a outros fatores, como predisposição genética, má postura e sobrecarga, podem favorecer o surgimento da hérnia de disco.

3. Manter o peso ideal

Sobrepeso e obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento da hérnia de disco, além de outras doenças na coluna. A musculatura das costas e do abdômen protege a coluna vertebral, o que não acontece quando o peso está acima do ideal. Essa condição sobrecarrega a coluna e, consequentemente, os discos intervertebrais sofrem maior pressão. Isso pode resultar na formação da hérnia de disco. Para prevenir a hérnia, é importante manter o peso sob controle. Isso é possível com alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos.

4. Evitar o carregamento de peso excessivo

Carregar peso rotineiramente é um risco para a coluna vertebral. Levar bolsas, sacolas e mochilas pesadas com muita frequência pode gerar problemas na coluna. A má postura e o uso de salto alto pioram a situação. O peso transportado não deve ultrapassar 10% do peso do corpo. Ao levantar, ou empurrar objetos pesados, mantenha a postura adequada ao movimento que será realizado. Preferencialmente, conte com a ajuda de outra pessoa, ou de equipamentos, a fim de reduzir a sobrecarga.

5. Praticar atividade física supervisionada

A prática regular de exercícios físicos é importante para a saúde. Porém, se as atividades são realizadas sem a supervisão profissional, ou com exagero, a coluna vertebral pode sofrer lesões. Para evitar a hérnia de disco e outras doenças da coluna, o correto é contar com a orientação de um educador físico. A atividade física ajuda a fortalecer a musculatura das costas e abdômen, proporcionando mais estabilidade à coluna vertebral.

6. Ajustar a mobília do trabalho e da casa

Quem passa muito tempo sentado, trabalhando e estudando, precisa avaliar se a mobília é apropriada e não está prejudicando a coluna. Cadeiras e poltronas confortáveis e ajustadas são essenciais para manter a coluna alinhada. A altura do computador também deve ser regulada. Fazer pausas para alongar o corpo é outra dica valiosa para prevenir a hérnia de disco.

Atenção com os móveis da casa, principalmente, aqueles de uso prolongado, como a cama e o sofá. Um bom colchão ajuda a preservar a saúde da coluna. Já o hábito de dormir no sofá não faz bem a essa região do corpo.

7. Consultar o médico regularmente

Fazer exames médicos anualmente é fundamental para prevenir doenças. Não espere surgir um problema de saúde para buscar ajuda médica. O diagnóstico precoce pode prevenir ou evitar a evolução de uma doença da coluna vertebral.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como ortopedista em São Luís.