Você sente muita dor nas articulações? Além de provocar desconforto, o sintoma pode ser oriundo de diversas doenças. Nesse cenário, podemos apontar relações dessa dor com a osteoartrite (conhecida como artrose), com doenças inflamatórias (a artrite reumatoide, por exemplo) ou inclusive com a deposição de cristais (o que acontece em patologias como a gota).

De fato, trata-se de uma lista imensa de doenças ou lesões que podem estar associadas à dor nas articulações. Diante das variadas possibilidades, os sinais de dor ou incômodo nessas regiões deve impulsionar a consulta com um especialista, permitindo a devida investigação do problema.

Possíveis causas da dor na articulação

As articulações são estruturas complexas e conexões naturais que existem entre dois ou mais ossos, podendo ser sinoviais, fibrosas ou também de cartilagem. Dessa forma, são regiões que envolvem não apenas ossos, mas também ligamentos, tendões e cartilagem. É essa estrutura, vale destacar, que faz com que consigamos nos locomover.

A dor na articulação, que também pode ser denominada dor articular, pode ocorrer com ou sem movimento do músculo, e comprometer o seu funcionamento. Dessa forma, o incômodo pode se dar apenas em uma região ou várias.

Uma das articulações que mais sofrem lesões é a do joelho, justamente pelo grande impacto sofrido e pelo fato de que sustenta todo o peso do corpo por muito tempo. Neste sentido, se o indivíduo for mais idoso e apresentar dores constantes, a artrose deve ser considerada.

Se a dor atinge vários tipos de articulações, o quadro pode indicar artrite reumatoide: nesse caso, as regiões mais atingidas são mãos, pés e punhos. Existem, ainda, outros tipos de doenças que podem estar associadas, tais como hepatite A, B ou C, Caxumba, Parvovirose, Rubéola, Tendinite, gripe, tendinite, entre outras.

Como evitar as dores articulares?

Você sente muito incômodo? Tem dificuldade para locomover ou fazer atividades simples do dia a dia? Saiba que existem medidas simples, que envolvem pequenos cuidados e medidas no dia a dia, que podem amenizar significativamente o quadro.

Mantenha um peso saudável, pois o excesso do mesmo tende a elevar a pressão nas articulações. Por isso, fique de olho no seu IMC (índice de massa corporal). Além disso, tenha o hábito de seguir uma alimentação equilibrada, com muito cálcio e vitamina D. Isso faz a diferença para a sua saúde e qualidade de vida!

Além disso, faça atividades físicas de forma regular. Se você é sedentário e tem dificuldades para voltar a se exercitar, pode começar com uma caminhada, por exemplo. Essa atividade simples ajudará a fortalecer as articulações. Natação e bicicleta são outras boas opções para prevenir a dor articular.

Outro cuidado é não ficar sentado por muito tempo, o que vale principalmente para o  trabalho. De tempos em tempos, movimente o corpo e alongue-se. Buscar relaxar os músculos para liberar as tensões é mais uma boa pedida. Nesse sentido, fazer massagens (privilegiando as articulações) é outra dica importante. Para manter a flexibilidade do corpo, aposte em yoga ou pilates.

Por fim, destacamos que a dor na articulação pode ser provocada por vários fatores diferentes e que devem, sim, ser investigados. Quanto mais cedo for descoberta a causa, maiores serão as chances de tratamento. Com o surgimento de qualquer dor ou incômodo, procure um ortopedista. Além de considerar o apoio médico, lembre-se também de que é possível prevenir-se e cuidar-se no dia a dia para manter a qualidade de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!