A dor na coluna é uma ocorrência extremamente comum. Incidente tanto em adolescentes como em adultos, o problema é inconveniente e pode ser resultante de uma série de fatores. Contudo, essa dor prejudica o bem-estar e também a rotina de quem precisa realizar suas responsabilidades. Embora se trate de uma questão frequente, nem sempre as pessoas estão preparadas para aliviar a tensão e conseguir superar a dor.

Nesse cenário, a dor é um sintoma e todo sintoma é algo passível de ser aliviado e eliminado. Para isso, é necessário adotar algumas técnicas que podem ser úteis em qualquer circunstância. Seja em casa, na escola, faculdade ou trabalho, essas dicas lhe ajudam a revigorar o corpo e a enfrentar a dor com mais tranquilidade até o momento em que seja dissipada.

Tenho dor na coluna. Por quê?

Essa é a primeira pergunta que nos fazemos quando a dor aparece, não é mesmo? Primeiramente, é preciso que se saiba que a dor pode ser resultado de situações isoladas ou de um problema maior. Cansaço e estresse são fatores recorrentes na geração de dor na coluna, uma vez que o corpo fica concentrado somente numa mesma posição ou em um mesmo movimento.

Entretanto, há casos mais específicos e graves, como a compressão da circulação sanguínea, que exigem que um diagnóstico preciso seja realizado. São situações que demandam a análise cuidadosa do ortopedista, que vai investigar a dor em detalhes e prescrever o tratamento mais adequado. Vale lembrar que, como a região da coluna é complexa (sendo constituída por músculos e ossos), é necessário averiguar bem caso por caso. Não deixe de procurar um especialista!

Dicas úteis para aliviar a dor na coluna

1. Procure relaxar o corpo

Essa é a principal dica! Procure relaxar o corpo ao sentar-se ou, se possível, deitando-se. O relaxamento ajuda a respirar melhor, concede mais tranquilidade e a auxilia a dissolver pontos de pressão que ocasionam a dor.

2. Massagens

As massagens ajudam a dissipar tensões na coluna e proporcionam uma soltura das fibras musculares. Banhos mornos, compressas mornas ou geladas e massagens com cremes ou óleos naturais ajudam a suavizar os músculos da coluna e a deixar a região mais leve e relaxada, livre de pressões.

3. Tenha calma no momento da dor

Embora seja uma dica aparentemente difícil, é preciso manter a calma no momento da dor. Lembre-de se que o corpo já se encontra em um estado e trauma: agir de maneira brusca ou desesperada só vai piorar o quadro de estresse da coluna. Treine respirar profundamente e repouse a região por um momento. Dormir bem é uma alternativa ainda melhor ainda, uma vez que o sono ajuda a reconfigurar os pontos musculares.

4. Alongue-se

Investir no alongamento é outra dica preciosa. O exercício é uma preparação para que a coluna esteja apta a qualquer movimento, seja leve ou extremo, que venha a realizar. A falta dos alongamentos só traumatiza tanto a sua postura quanto sua consistência.

5. De olho na postura adequada

Uma dor na coluna está ligada, muitas vezes, a uma postura errada. Treine sentar-se e deitar-se em uma posição benéfica. Na hora de sentar, utilize a coluna e não outras partes do corpo, tais como os ombros e o quadril. Ao deitar-se, fique numa posição ereta e confortável e, se possível, com um travesseiro entre as pernas. Esses cuidados vão permitir que a coluna se mantenha relaxada pelo tempo necessário.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!