Quase todo mundo fica muito empolgado quando o assunto é viagem. Conhecer novos lugares, mesmo que a trabalho, é uma experiência muito enriquecedora. Para algumas pessoas, no entanto, o período do trajeto é, literalmente, doloroso. O desconforto de ficar muito tempo sentado na mesma posição, pode acarretar em dor na coluna, que pode, por sua vez, se estender por alguns dias, acabando com toda a perspectiva de diversão da viagem.

Viagens de ônibus, de carro ou mesmo de avião, quando muito longas, resultam em alguns incômodos. Se até mesmo no dia a dia a dor já é tão comum, imagina em uma situação que envolve mais tempo, tensão e bagagem?

Felizmente, algumas mudanças já podem ajudar (e muito!) na prevenção desse problema. Acompanhe:

Dicas para evitar dor na coluna ao viajar

1. Atenção às malas

Talvez seu carro as carregue por algum tempo, mas dependendo do tipo de viagem que você pretende fazer, alguma mala possivelmente será sua companheira por horas. Se for o caso, decida bem qual delas será. Se for uma mochila, evite ao máximo o excesso de peso e não faça movimentos bruscos. Se for de rodinha, fique atento à sua postura na hora de carregá-la, manter a coluna reta é importante. Caso seja uma mala que você precise carregar, lembre-se de dobra os joelhos.

2. Posicione bem o banco

O seu assento deverá ser confortável para todo seu corpo, incluindo as costas. A região lombar precisa ficar completamente encostada no apoio. No caso do motorista, a distância deve ser equilibrada, nem muito à frente nem muito atrás, de forma que os braços e as pernas fiquem confortavelmente dispostos.

3. Alongamentos são essenciais

Os alongamentos são importantes para todos os músculos em duas situações: pouca movimentação e movimentação excessiva. Por isso, ao passar muito tempo sentado é importante levantar e dar uma alongada, principalmente nos músculos da coluna.

Faça pausas de duas em duas horas, ou o quão possível for, para sair do carro e dar uma mexida no corpo. No caso de viagens de avião, levante para ir ao banheiro, mesmo sem vontade, alongue os braços, pernas e pescoço. Isso fará com que a circulação melhore inteiramente, inclusive na coluna. Enquanto não der para descer do veículo, faça pelo menos alguns pequenos movimentos com o pescoço e com as mãos.

4. Cuide bem da postura

Parte do cuidado com as costas não tem a ver com fatores externos, mas apenas com você mesmo. Preste atenção à sua postura e corrija-a sempre que notar que ela está errada. Evite também movimentos bruscos.

Dor na coluna não precisa ser sinônimo de viagem.

Essas dicas vão te ajudar a ter uma viagem mais tranquila. Caso a dor na coluna ainda assim te aflija, ou mesmo quando não há viagem nenhuma, não hesite em procurar ajuda médica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!