Sofrer com dor na coluna não é nada bom, mas a boa notícia é que, ao descobrir a causa do incômodo, fica muito mais fácil focar em um tratamento efetivo e duradouro. Afinal, o médico poderá prescrever o uso de medicamento correto e em alguns casos, até a fisioterapia.
Pensando nisso, resolvemos ajudar você a compreender melhor essa dor que, às vezes, acompanha as pessoas por muito tempo. A seguir, conheça:
6 possíveis causas dor na coluna
-
Lordose
Bastante conhecida, a lordose é caracterizada por uma curvatura acentuada na coluna, que pode ser avaliada através de um exame clínico. Em parte dos acometidos ela é flexível, se altera e acompanha o movimento da pessoa, porém em outros, ela é rígida, causando mais dores e desconforto.
-
Hérnia de disco
A hérnia é, na verdade, um processo inflamatório que, ao atingir a medula ou um nervo, pode causar dores que irradiam para as pernas. Traumas, quedas, a prática de esportes e hereditariedade podem ser as razões.
-
Lombalgia
É caracterizada por uma dor na região da lombar e pode se estender para a região das coxas ou nádegas. É considerada, atualmente, como uma das causas mais comuns de afastamento profissional, uma vez que é fruto do esforço repetitivo. Caso não seja tratada, a lombalgia pode se tornar crônica.
-
Degeneração do disco
Os discos da coluna contêm líquidos que nos protegem dos repetitivos movimentos. Porém, com o passar dos anos, esse material vai ficando escasso e expondo os discos à fricção durante os movimentos. Mais frequente nas vértebras e na lombar, esse problema pode levar a uma hérnia de disco.
-
Estresse
Um dos males do mundo moderno, o estresse também pode ser o causador de dores na coluna. Isso ocorre porque a pessoa estressada tende a ficar com músculos enrijecidos, principalmente na região dos ombros e pescoço.
-
Má postura
Todos os dias nos movimentamos, levantamos objetos ou simplesmente nos mantemos sentados na mesma posição por bastante tempo. Mas será que estamos sempre atentos à postura? Na maioria das vezes, não. Isso pode resultar em problemas graves e bastante desconfortáveis.
A má postura e o pouco cuidado ao praticar atividades físicas são das causas mais comuns de dores nas costas, principalmente em pessoas com idade abaixo de 40 anos.
Independentemente da causa da dor na coluna, jamais se deve automedicar, mesmo que se acredite estar tomando medicamentos leves. Todo e qualquer tratamento deve ser prescrito por um médico especialista e pode envolver tanto o uso de medicamentos como terapias.
A melhor forma de evitar sofrer com a dor nas costas é a prevenção, que, muitas vezes, pode ser feita a partir de cuidados simples. Em caso de dúvidas, procure ajuda de um ortopedista o mais breve possível.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.