Assim como outras partes do corpo, a mão também possui ligamentos, articulações, tendões e músculos. E por ter essas estruturas, essa região também é suscetível a dores que podem constituir desde casos simples até situações mais graves, que precisam de uma intervenção com urgência.
Nesse quadro, a dor na mão, como qualquer outro sintoma, indica que o indivíduo pode estar sujeito a um problema ainda maior. Porém, grande parte dos problemas conta com soluções para proporcionar um efeito terapêutico significativo.
No caso da mão, essa dor pode atingir as falanges, o metacarpo e o carpo, que são as três divisões da região. Justamente porque as causas do problema podem ser tão diversas e de níveis de gravidade variados, a avaliação médica especializada se faz imprescindível para o devido diagnóstico e tratamento.
Dor na mão: possíveis causas
Cistos
As mãos possuem circulações por onde passam fluidos que ajudam a movimentar os dedos e suas articulações. O problema acontece quando esses fluidos se concentram exageradamente em um ponto da mão, a ponto de se tornar um cisto. Por se tratar de um tumor, o cisto pode ser retirado através de cirurgia ou até com medidas mais simples. Anti-inflamatórios, injeções de cortisóis e aspirações podem ser feitas para diluir esse fluído e amenizar a dor e a inflamação na mão.
Artrose
A artrose, diferente da artrite reumatoide, é uma inflamação dos ligamentos que ocorre próxima às pontas dos dedos. Esses ligamentos vão se degenerando e a dor na mão vai se acentuando. Além disso, essa dor pode causar inchaços e rigidez a ponto do paciente não conseguir movimentar sua mão. A fisioterapia é recomendável mas, se o problema for ainda mais grave, corticoides são necessários para bloquear as dores e desinchar a mão.
Artrite reumatoide
É uma doença autoimune e que tem seus picos de ocorrência. Muito comum em mulheres, a artrite reumatoide causa na mão uma dor ainda mais latente e que requer o uso de medicamentos durante toda a vida. Mais uma vez, a fisioterapia é um tratamento que ameniza o quadro da doença, mas é também necessário que a mão tenha o máximo de relaxamento possível. Isso porque a artrite reumatoide se desenvolve após a realização de esforços muito severos.
Gatilhos nos dedos
Os tendões das mãos também são passíveis de incômodos. No caso dos gatilhos, esses tendões ficam inflamados, prejudicando os comandos de se mexerem. Dessa forma, a mão fica paralisada e são sentidos estalos quando o indivíduo tenta mexê-la. Medicações analgésicas são utilizadas para aliviar a dor na mão mas, nesse caso, uma avaliação médica acompanhada de uma cirurgia pode ser necessária para aliviar a rigidez dos tendões e eliminar a paralisação.
Embora essas doenças e transtornos pareçam ser severos e puderem ser evidentes por toda a vida, o indivíduo pode ter uma vida estável e tranquila com o acompanhamento médico adequado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!