Muitos problemas de saúde e condições podem causar dores em diferentes partes do corpo. Quando surge dor na mão, é preciso ficar atento, pois ela pode ser fruto de uma doença não diagnosticada ou uma condição que necessita de cuidados especiais.

Há diversas razões para este tipo de dor e todas elas podem ser tratadas. A seguir, descubra quando você deve procurar um especialista e quais são as possíveis causas.

Quais podem ser as causas e quando buscar um diagnóstico preciso?

Quedas, acidentes, cortes, atividades repetitivas, esportes ou lazer podem causar dores nas mãos. Como as estamos sempre usando, é muito comum que se machuquem no dia a dia.

É preciso ter bom senso quando se trata de alguma dor que parece não ter origem conhecida. Se você sabe qual é a causa da dor e não houver riscos, talvez não seja necessário buscar um médico.

Porém, caso a dor surja de repente ou sem motivo aparente e não diminua dentro de alguns dias, é necessário consultar um especialista em ortopedia.

No consultório, o médico avaliará a saúde das mãos através de um exame clínico. Além disso, também perguntará detalhes a respeito da característica da dor em si e informações sobre o histórico médico.

Para descobrir a causa, o ortopedista poderá, ainda, solicitar exames complementares, como, raio-X, e precisará de uma lista completa de medicamentos que estejam sendo usados, mesmo que pareçam não ter relação com a dor.

O médico ortopedista, então, fará uma análise profunda das mãos, descartando hipóteses e chegando ao diagnóstico correto.  Entre as causas de dor na mão mais comuns, detectadas nos consultórios médicos, podemos citar:

Cada um desses problemas deve ser tratado de forma diferente, com a indicação de terapias, fisioterapia, além de medicamentos específicos. Em casos mais graves, pode haver a necessidade de cirurgia, a fim de devolver a qualidade de vida e acabar com a dor de forma definitiva.

É preciso salientar que, por mais leve que seja uma dor na mão, as pessoas jamais devem se automedicar. O uso de drogas deve ser sempre avaliado por um profissional especializado, que possa verificar a saúde como um todo e evitar que aconteçam interações perigosas.

A dor na mão pode ser um fator determinante na produtividade e felicidade, uma vez que, dependendo do grau, pode vir a se tornar incapacitante. Por isso, em caso de dor na mão que persista e não tenha causa conhecida, faça uma visita a um médico o mais breve possível.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís.