A gravidez é um momento muito especial na vida da mulher, assim como uma fase repleta de mudanças para o seu corpo. Entre os incômodos mais comuns decorrentes das alterações está a dor nas costas. Ao contrário do que muita gente pensa, essa dor pode aparecer logo nos primeiros meses, devido ao aumento na produção de progesterona, hormônio que leva os ligamentos da coluna e do osso sacro a ficarem mais frouxos.
Além disso, a lombar fica mais curvada, conforme o tempo passa, e o útero cresce para acomodar o bebê, projetando o abdômen para frente. Algumas atitudes, no entanto, podem amenizar a dor nas costas e dar mais conforto à gestante. Veja abaixo alguns exemplos do que fazer.
- Deitar de barriga para cima com as pernas dobradas e os braços esticados ao longo do corpo, com a coluna bem acomodada no chão ou em colchão firme. Colocar uma almofada embaixo das pernas ajuda a aliviar o peso sobre a região. Outra posição recomendada é de lado, com o travesseiro entre as pernas.
- Alongamentos também são aliados e podem ser feitos em casa. Deite de costas e abrace uma perna de cada vez, passando as mãos por trás da coxa. Conte cerca de um minuto, mantendo a respiração controlada.
- Fisioterapia: se a dor se prolongar, recorrer às sessões de fisioterapia é uma opção. O especialista poderá recomendar outros alongamentos e auxiliar no fortalecimento da região.
- Manter-se ativa durante a gravidez também é fundamental. Atividades físicas de baixo impacto, como Pilates ou Natação, trabalham a força e a resistência de músculos e articulações, que suportarão o peso com mais facilidade.
- Longas horas sentada ou períodos prolongados em pé contribuem para aumentar a dor. O indicado é intercalar movimentos, para que a região não fique sobrecarregada.
- Massagem também é interessante nessa fase. Podem ser feitas por um profissional ou mesmo em casa, com um óleo corporal.
- Usar sapatos adequados também contribui para sanar o problema. Saltos muito altos ou solados muito baixos, como as rasteirinhas, não são convenientes. O melhor é escolher um sapato com um salto pequeno, de aproximadamente 3 cm, para apoiar a lombar na caminhada.
Embora seja recorrente, a dor nas costas durante a gravidez deve ser relatada ao médico. Ele poderá definir, junto com gestante, a estratégia mais eficaz para suavizar o incômodo e também terá condições de prescrever medicamentos, se for esse o caso.
Se o quadro persistir e a gestante notar que a dor atrapalha ou impede atividades cotidianas, como caminhar e ficar deitada, ou é acompanhada de formigamento nas pernas, por exemplo, ela deverá contar imediatamente ao especialista, para que seja feita uma análise mais rigorosa. É fundamental respeitar todos os procedimentos e exames estabelecidos para o pré-natal, assegurando-se uma gestação saudável e tranquila.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.