A gravidez é um momento muito especial na vida da mulher, assim como uma fase repleta de mudanças para o seu corpo. Entre os incômodos mais comuns decorrentes das alterações está a dor nas costas. Ao contrário do que muita gente pensa, essa dor pode aparecer logo nos primeiros meses, devido ao aumento na produção de progesterona, hormônio que leva os ligamentos da coluna e do osso sacro a ficarem mais frouxos.

Além disso, a lombar fica mais curvada, conforme o tempo passa, e o útero cresce para acomodar o bebê, projetando o abdômen para frente. Algumas atitudes, no entanto, podem amenizar a dor nas costas e dar mais conforto à gestante. Veja abaixo alguns exemplos do que fazer.

Embora seja recorrente, a dor nas costas durante a gravidez deve ser relatada ao médico. Ele poderá definir, junto com gestante, a estratégia mais eficaz para suavizar o incômodo e também terá condições de prescrever medicamentos, se for esse o caso.

Se o quadro persistir e a gestante notar que a dor atrapalha ou impede atividades cotidianas, como caminhar e ficar deitada, ou é acompanhada de formigamento nas pernas, por exemplo, ela deverá contar imediatamente ao especialista, para que seja feita uma análise mais rigorosa. É fundamental respeitar todos os procedimentos e exames estabelecidos para o pré-natal, assegurando-se uma gestação saudável e tranquila.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!