A famosa dor de cotovelo existe e pode ser mais incômoda do que você imagina. Não estou falando do sofrimento por uma separação ou tristeza por conta das frustrações. Estou me referindo à dor literal, aquela que acontece na articulação entre o antebraço e o braço.
Essa articulação é muito complexa, pois seu funcionamento de dobradiça liga três ossos importantes para a movimentação do membro: úmero, ulna e rádio.
As lesões por esforço repetitivo são bastante comuns nessa parte do corpo, o que pode provocar dor local. Entretanto, elas não são as únicas razões para o cotovelo doer.
Quer descobrir mais acerca da dor no cotovelo? Leia o artigo, confira as informações e entenda melhor o assunto!
Dor no cotovelo
Muitas são as alterações que podem acontecer e gerar danos no cotovelo. Qualquer um dos músculos pode ser contraído indevidamente, qualquer osso pode ser fraturado, qualquer ligamento pode ser torcido, qualquer tendão pode ser ferido, o que pode impactar os movimentos do braço, comprometer as funções articulares e provocar a desconfortável dor no cotovelo.
Sintomas da dor
A dor é um sintoma de problemas osteoarticulares e pode vir acompanhada de outras manifestações físicas como formigamento, pontadas, hipersensibilidade ao toque, inchaço, sensação de queimação, dormência e dificuldade de movimentação.
Caso a pessoa não consiga movimentar o braço afetado, é importante buscar auxílio médico imediatamente. Quando a dor é parcialmente incapacitante, pode ser um sinal de condições articulares mais graves, que inspiram maiores cuidados.
Diagnóstico do problema
A dor no cotovelo pode ser um sinal de epicondilite lateral, plica sinovial, doença de panner, osteocondrite, bursite, artrite, fraturas ocultas, artrose, luxação na cabeça radial, síndromes compressivas, tendinite, lesões por esforço repetitivo, entre outros.
O diagnóstico deve ser feito por um médico ortopedista, que fará uma detalhada avaliação clínica, considerando os sintomas, histórico do paciente, condições físicas e resultados de exames de imagem, como radiografia e ressonância magnética.
Tratamentos possíveis
Como pode ter diversas causas, não existe apenas um tratamento para a dor no cotovelo. O protocolo varia conforme o diagnóstico estabelecido pelo especialista. Somente um profissional pode orientar o paciente em relação à melhor conduta.
O tratamento pode ser farmacológico, com o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos, sendo que o ortopedista indicará o tipo de medicamento, dosagem e duração do tratamento.
Além disso, sessões de fisioterapia, massagens, compressas de gelo, imobilização e repouso parcial podem ser úteis para o alívio da dor no cotovelo e cura do problema.
No decorrer do processo, é ideal reduzir o ritmo e intensidade dos exercícios físicos, a fim de evitar lesões e permitir que os músculos e ligamentos se recuperem satisfatoriamente.
Quer saber mais sobre a dor no cotovelo? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.