A dor no punho tem se tornado um problema muito frequente nos dias atuais, sendo caracterizada por um desconforto ou incômodo persistente na região.

Ela pode ter como origem uma série de causas. Entre as mais comuns, temos: tenossinovite, presença de cisto, tendinite, fratura e síndrome do túnel do carpo.

Nos próximos parágrafos, selecionamos algumas dicas práticas que podem ser muito úteis para evitar problemas e dores no punho. Continue a leitura e saiba como se prevenir!

Como prevenir a dor no punho

1. Usar acessórios

Esta dica é direcionada para quem costuma praticar alguma atividade física ou exercícios funcionais. Por exemplo, o Pilates cobra muito o uso das mãos e, nesses casos, vale a pena usar acessórios de proteção para os ossos do punho. Além disso, é preciso seguir com rigor as orientações do professor.

Existem talas de diversos tamanhos e modelos, todas elas desenvolvidas para diminuir o desconforto na região. De acordo com o emprego da pessoa ou sua rotina, ela até pode agregar esse item no dia a dia, utilizando um modelo que não restrinja tanto os movimentos.

2. Diminuir o esforço repetitivo

A maioria das reclamações de dores no punho tem como base o esforço feito em atividades diárias, ou melhor, na quantidade e na repetição delas. A sugestão aqui é se planejar melhor para incluir pausas para descanso e relaxamento das mãos.

3. Aplicar gelo no local

O gelo é muito útil para diminuir a dor no punho, derivada de algum evento traumático e súbito. Ele pode ser usado após lesões nos punhos, hematoma, inflamação ou após cair com a mão esticada. Além de melhorar a dor, o gelo também ajuda a diminuir o inchaço. Mas, lembre-se de procurar o médico o quanto antes, para avaliar se não ouve algo mais sério.

4. Fazer exercícios para os punhos

Realizar exercícios para os punhos de forma frequente é uma das maneiras mais eficientes para evitar dores e lesões. Eles são ainda mais importantes para as pessoas que usam as mãos como ferramenta principal de trabalho, como quem trabalha com computador, ou mesmo dentistas.

5. Usar cremes relaxantes

No mercado, há uma série de cremes que ajudam a promover o relaxamento dos músculos e nervos. Eles são de venda livre e são muito úteis no dia a dia.

6. Consultar o especialista

Às vezes, a pessoa sente a dor no punho, toma algum remédio por conta própria e vai adiando a visita ao especialista. Isso é um erro. A automedicação tende a piorar o quadro com o tempo. Além disso, em caso de quedas e traumas, pode haver uma lesão mais grave, ou um osso fraturado, que requer tratamento especializado e imediato.

Evitar a dor no punho, como vimos, não é algo tão complicado. Pausas frequentes para exercícios e alongamentos rápidos, além de cuidados básicos de ergonomia já garantem menos estresse e mais proteção para essa parte do corpo.

Esperamos que nossas dicas possam ajudar você a lidar melhor com o desconforto e possíveis episódios de dor no punho. Por fim, lembre-se sempre de consultar o especialista, quando perceber que algo está errado!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!