Sentir dor no punho é muito desagradável e atrapalha a rotina de qualquer um. De vez em quando é até comum, quando dormimos de mau jeito ou lesionamos a região de alguma forma. Todavia, algumas dores podem ser um indicativo de alguma doença ou condição mais séria, e que requerem atenção e cuidados. Fique atento!
Causas de dor no punho
Essas são algumas das causas mais comuns para este tipo de dor:
– Torções e fraturas
Geralmente ocasionadas por acidentes ou pelo uso repetitivo das mãos. Muitas atividades estão relacionadas a isso, como a digitação ou atividades braçais de caráter repetitivo.
– Artrite
Não há uma única forma de artrite, mas várias, que podem afetar o punho. Artrite reumatoide é uma das mais frequentes causas das dores, pois causa a inflamação do revestimento das articulações. Assim, os punhos ficam inchados e doloridos.
– Pseudogota
Esta doença tem sintomas semelhantes ao da gota, por isso, tem este nome. Ocorre quando o paciente sofre com o acúmulo de cristais de pirofosfato de cálcio nas articulações, causando crises inflamatórias e dores.
– Síndrome do Túnel do Carpo
Esta é, provavelmente, a causa mais comum de todas. Esta síndrome se caracteriza pela compressão de um importante nervo no punho, geralmente por conta de um inchaço. O inchaço, por sua vez, pode ser causado por vários outros motivos, como diabetes, excesso de peso, gravidez, menopausa, ou mesmo artrite reumatoide também.
– Tendinite
Como o nome sugere, trata-se da inflamação dos tendões. Estas partes do corpo tem como funcionalidade ligar os músculos aos ossos. Em grande parte dos casos a doença é causada pela repetição de atividades diárias como, por exemplo, a digitação.
– Pulso aberto
O nome desta condição traduz exatamente a sensação que ele proporciona. Ela ocorre por conta de um pequeno aumento na distância entre os ossos, e é chamada de instabilidade carpal. Normalmente ocorre devido a existência de inflamação nos nervos.
– Doença de Kienbock
Esta condição é rara, mas pode acometer os pacientes causando necrose avascular no osso semilunar do carpo. Por isso, há falta de fornecimento de sangue na região e fortes dores.
Tratamentos para dor no punho
O tratamento que o médico vai indicar para cada paciente depende do diagnóstico feito. Como as causas são variadas, ele deve fazer uma série de perguntas e/ou exames antes de começar a tratar. O profissional mais indicado, neste caso, é o ortopedista; depois de descobrir tudo o que precisa saber do paciente, ele pode pedir exames de imagem, como raio-x, por exemplo.
Quando a causa é apenas uma torção, é provável que o tratamento consista de repouso e medicamentos para alívio da dor. Em outros casos, como os da Síndrome do Túnel do Carpo ou os de tendinite, o tratamento pode incluir também compressas de gelo, munhequeiras especiais e fisioterapia. Fraturas e torções mais graves podem exigir gesso.
Vale lembrar que se a causa da dor no punho for um movimento repetitivo, o tratamento vai apenas mascarar a situação por algum tempo. É preciso reconsiderar as atividades feitas, e pelo menos moderá-las, para evitar reincidências. Para evitar também o surgimento da dor, a princípio, é recomendável aquecer-se antes de fazer exercícios e, no caso de doenças persistentes, fazer o acompanhamento constante com um ortopedista.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luis.
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.