Não é incomum que, em algum momento da vida, você sinta dor no tornozelo. Esta é uma região estável, mas que assume a responsabilidade de suportar o peso do corpo e equilibrá-lo em terrenos irregulares. Por isso, o tornozelo pode passar por alguns estresses e apresentar dor. Na maioria das vezes, ela é causada por algum tipo de lesão conhecida, mas é importante ficar atento aos sintomas.
Causas da dor no tornozelo
Como mencionado, muitas vezes a causa para este tipo de dor é alguma lesão da qual o paciente se recorda, como quedas, por exemplo. Nesses casos, ocorre uma torção, que afeta os ligamentos – a região que conecta os ossos. Não é um rompimento muito grande, mas ainda assim provoca inchaço e hematomas. A dor também torna bem difícil manter o peso sobre o tornozelo.
Entretanto, outras causas também são possíveis.
- Lesão nos tendões, na cartilagem, nos nervos ou no calcanhar
- Infecção nas articulações
- Vasos sanguíneos da perna bloqueados
- Síndrome do Túnel do Tarso
- Artrite reumatóide
- Osteoartrite
- Gota
- Síndrome de Reiter
Portanto, se além da dor você perceber outros sintomas, vá ao médico rapidamente e não se esqueça de informá-lo sobre eles. Alguns exemplos são:
- Dor forte sem estar de pé ou apoiando qualquer peso no tornozelo
- Dor persistente durante semanas
- Inchaço persistente
- Suspeitas de osso quebrado
- Histórico de artrite
- Sintomas de infecção (febre, área da lesão avermelhada)
Diagnóstico e tratamento para dor no tornozelo
Um médico ortopedista é o mais indicado para avaliar o tornozelo e dar um diagnóstico da dor. Depois de fazer uma série de perguntas, ele pode pedir por alguns exames, principalmente de imagem, como o raio-x.
O tratamento varia de acordo com o que for diagnosticado. Se apenas uma torção for constatada, é provável que o tratamento consista de repouso e medicamentos para a dor. Dependendo da gravidade, você pode ser encaminhado para um fisioterapeuta. Se alguma doença for descoberta, o tratamento será focado nela, já que a dor é apenas um sintoma.
Há ainda algumas precauções e dicas que podem aliviar a dor enquanto o tratamento ainda não fizer efeito. Em último caso:
- Use palmilhas amortecedoras de impacto
- Proteja a região dolorida
- Descanse os pés e mantenha-os elevados quando possível, para diminuir o inchaço e os hematomas
- Faça compressas de gelo
Já para se precaver, procure:
- Se aquecer antes de exercícios físicos
- Verificar se há calos nos pés, que podem desregular a distribuição de peso
- Verificar se seus calçados estão mais desgastados em algum ponto, o que pode indicar desalinhamento
A dor no tornozelo não precisa atrapalhar sua rotina por muito tempo. Procure ajuda!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luis.