A dor nas costas é muito comum e praticamente todo mundo já teve ou terá alguma dor nas costas. As causas podem variar muito de pessoa para pessoa, no entanto, há dores que não representam praticamente nada, como a dor gerada por um cansaço, um mau jeito por um exercício feito errado ou até por excesso de exercício.

No entanto, há dores crônicas agudas e intensas, que aparecem e somem. Essas dores precisam ter suas causas descobertas para que seja feito um tratamento adequado e eficaz.

Muitos não ligam para as dores nas costas, o que pode vir a complicar o quadro clínico. Mas qual é a hora certa de procurar um especialista de coluna?

Dê atenção aos sinais: se você tiver alguns dos sintomas, precisa ir imediatamente a um especialista, pois pode ser uma causa mais grave, que tem tratamento ou intervenção cirúrgica.

Sinais

O primeiro sinal é a dor crônica, que não passa, e apenas é aliviada em determinadas situações. É comum que ultrapasse dias e semanas e, ainda assim, não dê descanso. Alguns outros sinais são:

É por isso que você deve ir ao especialista imediatamente, pois a coluna e as costas são fundamentais para a qualidade de vida.

Se você tem osteoporose ou predisposição a ter. Quando você tem entre 20 e 55 anos e tem dores frequentes nas costas é sinal de que algo não está certo. Você deve procurar um especialista, pois pode ter desenvolvido problemas na coluna como hérnia de disco, infecções, doenças reumáticas, hepatite, entre outras. Quanto mais cedo descobrir e tratar, melhor será.

Especialidades que podem tratar dores nas costas e possíveis problemas de coluna

Ortopedista

Problemas relacionados a traumas, ossos, tendões, músculos, fraturas, artrite, artrose e outras doenças ligadas a ossos e ligamentos.

Reumatologista

Doenças inflamatórias dos ossos, músculos, tendões.

Neurocirurgião

O neurocirurgião é um especialista que trata doenças que afetam o sistema nervoso periférico e central. Ele avalia se o caso é cirurgia e os possíveis tratamentos.

Clínico geral

Você também pode passar por um clínico geral para que ele indique a especialidade adequada para solucionar o seu caso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!